Bancadas e postos de trabalho: aplique a ergonomia no ambiente industrial

Pode parecer exagero, mas não é! Sabia que a lombalgia, mais conhecida como “dor nas costas” é a doença que mais causa afastamento de trabalhadores por mais de 15 dias?

Estes dados, fornecidos pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), apontam que em 2017 foram cerca de 83 mil casos. É estimado que 8 em cada 10 pessoas irão sofrer de lombalgia em algum momento da vida, trazendo impactos negativos para a vida profissional e pessoal.

Não dá para ignorar a importância da ergonomia em qualquer ambiente de trabalho, não é mesmo? Veja outros motivos para que a sua indústria invista em melhores condições, para que minimizem estes impactos, visando o bem-estar e a saúde do trabalhador:

 

Está na lei

A Norma Regulamentadora 17 (NR-17), do Ministério do Trabalhador, determina que é obrigação da empresa avaliar e oferecer as melhores condições ergonômicas para o colaborador.  Como por exemplo, em atividades em que é necessário o carregamento de materiais e máquinas, até a oferta de mobiliário adequado para as atividades, como bancadas e postos de trabalho.

 

Reduz afastamentos

Trabalhar em posição inadequada, com movimentos repetitivos ou carregamento de peso traz consequências sérias para a equipe e, consequentemente, para a empresa. As doenças laborais devem ser evitadas a todo custo. Assim, um ambiente de trabalho ergonômico é mais seguro, refletindo diretamente na saúde dos colaboradores, reduzindo as causas de acidentes, afastamentos e menos gastos com substituições.

 

Melhora a saúde do trabalhador 

Em muitos casos, não são os trabalhos mais pesados que causam as doenças laborais como a lombalgia, mas sim o esforço repetitivo exigido em determinadas atividades. Os movimentos constantes para sentar, deitar, abaixar e carregar objetos, ainda que leves, podem causar as lesões por esforço repetitivo (LER) como tendinite, bursite e outras enfermidades que afetam músculos, nervos e tendões. Isso tudo pode ser evitado com a boa ergonomia no ambiente de trabalho aliada a outras ações, como a ginástica laboral, por exemplo.

 

Aumenta a produtividade da equipe

Saúde, bem-estar e produtividade são condições difíceis de separar. Quando se objetiva ter uma equipe motivada e eficiente, é indispensável que você, empregador, ofereça boas condições de trabalho. Um ambiente saudável inclui, sem dúvida, a ergonomia.

 

Reduz prejuízos para a indústria

Além dos afastamentos causados pelas doenças laborais, as ocorrências geradas por ergonomia inadequada no ambiente de trabalho podem resultar em multas e processos trabalhistas caso haja negligência da empresa. Não é à toa que existem consultorias que oferecem o serviço de avaliação ergonômica no ambiente de trabalho. Além desta avaliação, as empresas precisam se preocupar com a realização dos exames ocupacionais obrigatórios para garantir a saúde do trabalhador.

 

Riscos ergonômicos no ambiente

Identificar os riscos ergonômicos existentes em cada uma das atividades desempenhadas é fundamental para que sejam implantadas melhorias em bancadas e postos de trabalho da sua indústria. Para isso, é realizada a análise ergonômica qualitativa e quantitativa em relação às atividades industriais desempenhados pelos trabalhadores.

Isso incluirá desde a forma como o colaborador desempenha uma determinada atividade até se os equipamentos estão em conformidade com as diretrizes propostas pelo Ministério do Trabalho.

 

Bancadas e postos de trabalho ideais

Projetar uma bancada ou posto de trabalho que garanta aos colaboradores segurança, eficiência e correta ergonomia durante o desempenho de sua atividade não é tão fácil quanto parece. Cada centímetro precisa ser pensado, a fim de garantir as seguintes condições:

- Ferramentas sempre próximas da mão do trabalhador, sem que seja necessário esticar os braços ou ombros a todo instante.

- Materiais também devem estar à mão, sem que o trabalhador precise se movimentar em cada etapa da produção.

- Iluminação ideal, sem áreas escuras ou claras demais, evitando que o trabalhador force a vista.

 

A Siembra trabalha com bancadas e postos de trabalho sob medida, que auxiliam no desenvolvimento do trabalho industrial – como inspeção de peças e linhas de montagem, bancadas didáticas, entre outros – construídos com base em estudos de ergonomia, prezando sempre o bem-estar e saúde do colaborador para um melhor resultado.

 

Confira alguns dos produtos já fabricados pela Siembra clicando aqui!

 

Objetivos do planejamento ergonômico industrial

• Aumentar o conforto dos postos de trabalho através da melhoria dos equipamentos e conscientização dos funcionários.

• Classificar as atividades de empresa em uma escala de riscos ergonômicos.

• Criar comissões internas para a prevenção de acidentes de trabalho.

• Estimular a proatividade dos funcionários na busca de um ambiente mais saudável.

• Manter um monitoramento de lesões sofridas pelos funcionários e efetuar um levantamento sobre as lesões adquiridas no exercício da função.

• Diminuir as faltas provenientes de afastamentos médicos por lesões ou acidentes ocupacionais.

 

Entendemos então que a ergonomia no ambiente industrial é fundamental, certo? Agora recomendo que você dê uma olhada nesse conteúdo que te mostra porque automação também é segurança! 

compartilhe:

Outras notícias

R. Graciosa Trevisan Saltori, 155 Bairro Nova Vinhedo - Vinhedo/SP
19 3826.2599
19 3836.5252
© 2021 - Todos direitos reservados - Siembra Automação. Política de Privacidade