Como a automação industrial promove a resiliência em organizações

Os últimos dois anos apontaram a real necessidade de investir em soluções e tecnologias para superar desafios dentro das empresas. Diante disso, a automação industrial é vista como uma das principais estratégias para agregar valor e promover a resiliência em organizações. 

A seguir, vamos explicar mais sobre o assunto e porque é tão importante para indústrias de diversos setores. Acompanhe!

Fortalecer a resiliência institucional nunca foi tão importante 

O mundo está passando por mudanças cada vez mais rápidas, imprevisíveis e sem precedentes. Contudo, muitas empresas ainda insistem em permanecer focadas em ganhos a curto e médio prazo, assumindo condições constantes e estáveis. 

Aliás, em tempos de crise, a tendência é justamente cortar investimentos em tecnologias, automação e inovação.

No entanto, a pandemia de Covid-19 foi um alerta para assumir uma nova abordagem. Para prosperar nas próximas décadas, é preciso desenvolver a resiliência. Ou seja, a capacidade de resistir a ameaças e mudanças imprevisíveis. 

Na medida em que o mercado caminha para o seu crescimento, novas demandas surgem. A revolução digital, por exemplo, aumentou o acesso e controle de dados, o grau de conectividade e a velocidade para tomada de decisões.

Como consequência, encontramos consumidores que buscam mais praticidade, agilidade e qualidade em todo o processo de compra. Portanto, as empresas precisam se adaptar para acompanhar esse movimento e atender clientes cada vez mais exigentes.

Sendo assim, cabe aos gestores e profissionais a capacidade de enxergar possibilidades de transformação, identificando os impactos e oportunidades para adaptar a empresa.

Em um cenário cada vez mais globalizado, investir em automação industrial pode ser um grande passo para colocar a sua empresa em destaque. 

Por que investir na automação industrial?

A automação industrial, de modo geral, é um conjunto de elementos que são combinados com o objetivo de otimizar os processos de uma empresa. Para isso, busca unir elementos como eletromecânica, softwares, robôs ou equipamentos específicos.

Portanto, ao investir em automação industrial, uma empresa entra na jornada de modernização da Indústria 4.0. Ou seja, é inserida na realidade de processos produtivos automatizados, autônomos e integrados. 

Aplicada em diversos segmentos, a automação permite a substituição de diversas demandas, especialmente as mais repetitivas. Dentre as principais vantagens, a automação industrial melhora a qualidade das entregas, reduz custos, aumenta a eficiência operacional e flexibiliza as linhas de produção. 

Nessa nova realidade, a tomada de decisão se torna ainda mais assertiva e ágil, já que conta com intenso compartilhamento de dados e informações. 

O acesso a essas informações também permite que o gestor enxergue a cadeia produtiva com outras perspectivas. Dessa forma, torna-se mais fácil fazer mudanças que otimizem os processos. 

A longo prazo, você encaminha sua empresa para uma rotina mais organizada e centrada nas reais necessidades, sendo capaz de resolver problemas e se adaptar às mudanças com mais rapidez e segurança.

Principais benefícios da automação industrial

Sabendo o que é automação industrial, é possível verificar as principais vantagens para a sua empresa. Veja algumas delas!

Redução de custos

A automação industrial reduz custos com mão de obra, horas extras e ainda oferece a possibilidade de produzir mais mercadorias em menos tempo. Com isso, acaba reduzindo custos e obtendo mais lucros. 

Como o processo é automatizado, as falhas diminuem consideravelmente e o prejuízo financeiro também. 

Aumento da produtividade

Como já citamos anteriormente, as taxas de erros são muito menores quando os processos são automatizados. Dessa forma, é possível destinar o foco de sua equipe em ações mais estratégicas. 

Isso tudo resulta no aumento da lucratividade, do desempenho e da produtividade dos colaboradores. 

Flexibilidade e controle de produção

A automação também permite que a empresa produza conforme a demanda. Desse modo, a linha de produção se torna mais flexível e adaptável. 

Com um sistema de gestão, por exemplo, é possível acompanhar desde a fabricação dos produtos até a sua distribuição. 

Todos os dados e informações são registrados e armazenados, o que permite uma tomada de decisão mais assertiva e maior controle de toda a empresa.

Competitividade 

Em um cenário que inclui consumidores cada vez mais exigentes, poder investir em ações que melhorem a qualidade do produto é um grande diferencial para a sua empresa. 

Dessa forma, é possível se destacar diante dos concorrentes, ganhando mais valor no mercado. Sem contar que a empresa aumenta a produção, com menor custo de investimento.

Conheça as soluções da Siembra para automação industrial

Há mais de 35 anos no mercado, a Siembra é uma empresa de automação industrial que oferece diversas soluções que facilitam a gestão e a comunicação interna. 

A empresa conta com uma equipe de profissionais altamente especializados e aptos para apresentar soluções que atendam às suas necessidades. Além disso, conta com um laboratório bem estruturado nas áreas de consertos, assistências técnicas e manutenção. 

Acesse o nosso site e conheça nossos projetos para automação industrial e campos de atuação.

compartilhe:

Outras notícias

R. Graciosa Trevisan Saltori, 155 Bairro Nova Vinhedo - Vinhedo/SP
19 3826.2599
19 3836.5252
© 2021 - Todos direitos reservados - Siembra Automação. Política de Privacidade