Comunicação visual na indústria. Para que serve?

A comunicação visual está em tudo o que fazemos no nosso dia a dia. É tudo o que vemos todos os dias, ao nosso redor. Ao lermos uma placa de trânsito, um aviso no elevador, um rótulo de produto que comemos e, sem dúvidas, no seu trabalho. Afinal, aposto que você já ouviu falar que “uma imagem vale mais do que mil palavras”. Mas por que a comunicação visual é tão importante em uma indústria?

Explicamos isso para que você entenda e aplique no seu negócio!

 

O que é a comunicação visual?

A comunicação é um processo que envolve a troca de informação entre um ou mais interlocutores. Quando a comunicação é visual, inclui elementos que nada mais são do que simples informações tais como placas de sinalização, displays, totens, painéis luminosos, quadros informativos, quadro de metas, lousas magnéticas, entre outros.

Nas indústrias estes elementos são fundamentais para garantir a melhoria contínua, uma gestão clara e também para o alcance de metas. Estes recursos podem garantir melhor desempenho da sua equipe, seja para chamar atenção para um alerta, para indicar o status de um projeto ou até para servir como uma ferramenta de análise de equipamento. O importante é saber como usar a comunicação visual com um objetivo bem definido!

 

Comunicação visual para todos os níveis de atividade

Quando o objetivo é desenvolver uma gestão de comunicação visual que deve ser entendida por todos os colaboradores da empresa, o importante é focar em uma mensagem simples e objetiva.

Você pode usar símbolos e cores para descrever informações que sejam de vital compreensão para qualquer um no ambiente industrial. Nestes casos, as placas de sinalização, painéis luminosos e totens são recomendados. Elas podem indicar o que é permitido ou proibido em um ambiente, o que é obrigatório, o que é preciso ter cuidado ou até descrever um processo de operação de uma máquina, por exemplo.

As placas de sinalização, por exemplo, são responsáveis pelo deslocamento no ambiente industrial em três momentos: orientação, segurança e emergência. A recomendação é que esta comunicação seja padronizada (use elementos comuns em todas as comunicações como cores, por exemplo), simples de entender, esteja posicionada em local de fácil visualização e tenha tamanho adequado para ser vista de qualquer parte do ambiente. Se todos estão compreendendo a mensagem, você está no caminho certo.

 

Comunicação visual para indicar metas e indicadores de desempenho

A presença de um elemento de comunicação visual pode ajudar muito no trabalho das equipes e dos gestores que buscam a melhoria contínua de processos. Isso porque a gestão visual serve também para comunicar os resultados obtidos pelas áreas, identificar problemas e priorizar ações, entre outros benefícios.

São ferramentas para gestão administrativa e visual que têm como objetivo facilitar o controle e o acesso à informação no dia a dia de qualquer empresa e em qualquer segmento. Como exemplo, um simples quadro de metas ou uma lousa magnética podem servir para expor informações importantes como cronograma de trabalho, metas mensais ou semanais a serem atingidas, status da equipe no alcance destas metas, quais são os responsáveis pela execução de cada ação planejada, os problemas que surgiram nos processos e ações que serão tomadas para resolvê-los.

 

Técnica do kanban

Uma das técnicas usadas na gestão visual é o kanban. O "sistema" utiliza cartões ou post-its em diversas cores em um quadro que serve para acompanhar o andamento dos fluxos de produção industriais.

Sim, existe toda uma metodologia por trás disso uma vez que a gestão à vista permite que os principais itens de controle estejam ao alcance de toda a equipe. Isso porque é muito mais fácil organizar as tarefas e priorizar atividades quando há a circulação de informações, contribuindo para um ambiente mais colaborativo na empresa.

Uma comunicação visual bem-sucedida é, portanto, quando as equipes usam o elemento em questão (displays, totens, painéis luminosos, quadros informativos, quadro de metas, lousas magnéticas) como um veículo para entender as lacunas no desempenho e direcionar ações para alcançar objetivos e metas. Assim, trata-se de uma ferramenta que também ajuda a encontrar soluções mais eficientes para melhorar os processos industriais.

No final das contas, a gestão visual deve servir para que todos entendam as prioridades, os problemas das áreas, os resultados obtidos e as melhorias que podem ser incluídas no processo.

 

Comunicação visual pensada na melhoria contínua do seu negócio

A Siembra, especialista em automação industrial, pode ajudar você a incluir a comunicação visual para melhorar a gestão de processos da sua empresa. Tudo isso para ter uma estratégia de gestão visual de acordo com as suas necessidades! Se o seu objetivo é estabelecer um plano de negócios com metas e objetivos compartilhados nos mais diferentes ambientes (corporativo, comercial, linha de produção industrial), conte com a gente.

 

Conheça alguns dos trabalhos já executados pela nossa equipe clicando aqui!

compartilhe:

Outras notícias

R. Graciosa Trevisan Saltori, 155 Bairro Nova Vinhedo - Vinhedo/SP
19 3826.2599
19 3836.5252
© 2021 - Todos direitos reservados - Siembra Automação. Política de Privacidade