Entenda a importância do enclausuramento de máquinas para a proteção do trabalhador

A importância da segurança do trabalhador já foi tema de diversos posts no nosso blog e já contamos para vocês que, mesmo nas indústrias que contam com maior automação industrial, acidentes ocupacionais são um problema e responsáveis por milhares  de mortes no Brasil.

Um dos dispositivos de maior importância para evitar acidentes de trabalho nas indústrias e garantir a segurança das equipes é a proteção e o enclausuramento de máquinas. Seu objetivo é eliminar ou neutralizar os perigos existentes no ambiente de trabalho, compondo uma barreira mecânica ou eletroeletrônica que impeça o trabalhador de ficar exposto aos riscos, mesmo que ele não siga as orientações de segurança.

A proteção e o enclausuramento de máquinas é um exemplo de medida de proteção coletiva ou Equipamento de Proteção Coletiva (EPCs), previsto na norma regulamentadora 12 (NR-12), do Ministério do Trabalho, que aborda a Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos.  Em termos gerais, os EPCs são dispositivos utilizados no ambiente de trabalho para proteger os trabalhadores dos riscos coletivos existentes nos processos industriais - construção, transporte, montagem, instalação, ajuste, operação, limpeza, manutenção, inspeção, desativação e desmonte de máquinas ou equipamentos.

Além do enclausuramento de máquinas, entre os principais EPCs estão os cones e faixas de segurança, placas de sinalização, sensores de presença, sirenes e alertas luminosos, cadeados e garras de bloqueio, bloqueios de disjuntores, entre outros.
 

O que diz a NR-12 sobre a proteção coletiva

Segundo a NR-12, itens 12.3 e 12.4, "o empregador deve adotar medidas de proteção para o trabalho em máquinas e equipamentos, capazes de garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores (...) nessa ordem de prioridade:

a) medidas de proteção coletiva;

b) medidas administrativas ou de organização do trabalho; e

c) medidas de proteção individual.

 

Sendo assim, os dispositivos de proteção coletiva, como o enclausuramento de máquina, são sempre prioridade em relação aos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como, por exemplo, capuz ou balaclava para a proteção da cabeça; protetores auriculares e abafadores de ruídos para proteção auditiva; óculos e viseiras para proteção de olhos e face; luvas e mangotes para proteção de mãos e braços; máscaras e filtros para proteção respiratória; coletes e macacões para proteção do corpo e sapatos, botas e botinas para proteção de pernas e pés.

 

Como funciona o enclausuramento de máquinas?

O objetivo da enclausuramento é impedir o perigo mecânico gerado por partes, ou componentes das máquina e equipamentos. Trata-se de uma barreira que impede o acesso dos trabalhadores às zonas de perigo. Isso porque algumas máquinas e equipamentos podem oferecer diversos riscos para a integridade física do trabalhador - enroscando em roupas, prendendo as mãos, entre outras situações que podem acabar em sérios acidentes.

O enclausuramento de máquinas também tem a finalidade de realizar o confinamento acústico para reduzir o nível de ruído muito elevado, garantindo um ambiente de trabalho mais saudável e evitando perda auditiva e o estresse dos trabalhadores. Por fim, outra de suas finalidades é a proteção contra a claridade excessiva, como no caso de máquinas de solda.

Assim, preconiza-se que as proteções e máquinas atuem:

1) Evitando o contato - impedem que o trabalhador coloque as mãos, pés, braços e etc.

2) Evitando sua remoção - asseguram que o trabalhador não consiga remover a proteção de forma fácil.

3) Isolando os ruídos - protegem e garantem o bem-estar das equipes que atuam no ambiente.


Como realizar um projeto para o enclausuramento de máquinas

Para seguir adequadamente as diretrizes de segurança para cada tipo de máquina e equipamento é fundamental contar com uma empresa especializada na adequação de suas instalações.

Priorizando a qualidade nos serviços, a Siembra Automação desenvolve as proteções de acordo com a categoria de segurança do trabalho, atendendo todas as normas regulamentadoras (NR-6, NR-10, NR-12, NR-17 e NR-26).

Conte com a gente para implantar as medidas de controle e sistemas preventivos necessários a fim de evitar acidentes e diminuir o nível de ruído, garantindo a segurança dos trabalhadores da sua empresa.

Saiba mais: https://www.siembra.com.br/produtos/enclausuramento/

compartilhe:

Outras notícias

R. Graciosa Trevisan Saltori, 155 Bairro Nova Vinhedo - Vinhedo/SP
19 3826.2599
19 3836.5252
© 2021 - Todos direitos reservados - Siembra Automação. Política de Privacidade