Qual o perfil ideal para o seu projeto: aço ou alumínio?

Utilizar materiais de qualidade para a fabricação de equipamentos e estruturas é fundamental, seja para aplicação comercial ou industrial. A matéria-prima escolhida precisa apresentar características como resistência, qualidade e durabilidade para garantir o melhor produto final.

Na hora de comprar ou encomendar uma solução para o seu negócio é importante saber que alguns materiais se adequam melhor a um determinado uso do que outros. No entanto, todos têm a sua utilidade. Os perfis metálicos em aço e alumínio são exemplos disso.

A escolha entre as opções de perfis existentes vai depender sempre das necessidades dos clientes, levando em consideração o peso, a movimentação e a resistência para garantir o sucesso do projeto final.

 

Vantagens e desvantagens da aplicação de cada tipo de perfil

De acordo com cada projeto, pode-se elencar as vantagens e desvantagens da aplicação de cada tipo de perfil. Conheça algumas características destes materiais:

 

Aço: o carbono incorporado ao aço confere maior resistência mecânica à peça, porém, menor flexibilidade. Os perfis de aço carbono são utilizados em todas as indústrias, principalmente na construção civil e industrial, para a montagem de estruturas rápidas e seguras.

O metalon é o tubo de aço carbono comum, com costura e formato quadrado ou retangular. O processo de produção inclui a fundição, o que permite formatos bem definidos, com boa rigidez e acabamento ao material.

O perfil de aço tem uma resistência mecânica um pouco maior do que o alumínio. No entanto, os produtos construídos em aço apresentam um peso maior e a decisão sobre seu uso ou não vai depender do projeto.

Já em relação à oxidação e corrosão, este tipo de perfil pode ser menos resistente se comparado ao alumínio. O aço sempre vai exigir um tratamento, como pintura eletrostática ou capa plástica, por exemplo. Caso contrário, ele irá oxidar com facilidade.

O aço necessita de solda para sua montagem, o que acaba conferindo uma maior resistência mecânica quando comparado ao alumínio, como mencionado acima. Porém, é um processo que gera mais sujeira para o ambiente.

 

Alumínio: é um metal nobre e com maior resistência natural à oxidação se comparado ao aço. Porém, essa resistência natural ainda pode ser aumentada com a aplicação de uma camada fina de óxido de alumínio que, além de proteger o metal, gera um acabamento mais bonito.

Uma vantagem dos perfis em alumínio quando comparados ao metalon é o peso. Por ser mais leve, há maior facilidade para o transporte e montagem.

A diversidade de acessórios prontos no mercado confere ao alumínio uma montagem mais rápida, sendo comparados ao brinquedo lego por sua forma de encaixe das estruturas. Além disso, a montagem é mais limpa e todas as suas sobras podem ser reutilizadas em novas extrusões. Os perfis redondos em aço também apresentam sistemas de montagem por encaixe semelhantes aos dos perfis em alumínio, mas sua reciclagem acontece de forma mais indireta e o acabamento das estruturas fica bem diferente.

Também é possível pintar o perfil de alumínio. Como exemplo, as proteções de máquinas que precisam estar em cor amarela para adequar o projeto às normas de segurança.

Para concluir, em termos de comparação, o aço é mais resistente e mais pesado. Já o alumínio tem um pouco menos de resistência, porém é mais leve e apresenta maior versatilidade. No entanto, o alumínio é mais caro que o aço e este investimento deve depender da função final do produto.

Assim, mesmo com toda a mão de obra utilizada e a necessidade de pintura exigida para um projeto em aço, o alumínio por fim acaba sendo um pouco mais caro. Para se ter uma ideia, no projeto de uma mesma plataforma em alumínio e aço, serão obtidos custos diferentes: o alumínio pode ser cerca de 10 a 15% mais caro que o aço. Porém, o uso do alumínio compensa por suas inúmeras vantagens.

Por isso, antes de avaliar o custo de cada material, será preciso compreender todas as necessidades do projeto.

 

O negócio da Siembra

Para a composição dos produtos de automação industrial utilizamos perfis em alumínio (quadrado e redondo em várias dimensões) e de aço (quadrado com várias espessuras de parede e o redondo).

Aqui, os perfis de alumínio passam por anodização, enquanto os perfis em aço recebem pintura eletrostática para aumentar a sua durabilidade. Assim, é possível fornecer diversos tipos de perfis de acordo com as necessidades de cada projeto e cada cliente.

 

Confira na tabela abaixo as principais diferenças, vantagens e desvantagens no uso de cada material:

compartilhe:

Outras notícias

R. Graciosa Trevisan Saltori, 155 Bairro Nova Vinhedo - Vinhedo/SP
19 3826.2599
19 3836.5252
© 2021 - Todos direitos reservados - Siembra Automação. Política de Privacidade