Metaverso industrial: entenda o que é e quais são os principais benefícios

O termo metaverso industrial tem sido cada vez mais utilizado. Isso porque a novidade digital já está quebrando barreiras entre o online e o offline em diferentes setores.

Mas, afinal, o que significa o termo metaverso e como a indústria será impactada por essa nova tecnologia? A seguir, vamos contextualizar o assunto e apresentar as mudanças e benefícios para o setor industrial. Boa leitura! 

O que é metaverso?

O metaverso, de modo geral, é uma integração entre os mundos virtual e físico. A proposta é criar interações entre as pessoas dentro de um universo ficcional ou em uma simulação do mundo real. Além da socialização, isso possibilita a troca de experiências emocionais, sensoriais e de aprendizado.

O termo surgiu em uma obra de ficção científica escrita pelo americano Neal Stephenson, chamada “Snow Crash”. Nela, realidade e ficção são sincronizadas por meio de um jogo, que acontece em um universo chamado metaverso.

Recentemente, o termo ganhou notoriedade quando Mark Zuckerberg, criador do Facebook, anunciou que trará a tecnologia a situações cotidianas.

Como a intenção é oferecer diferentes experiências em mundos virtuais, o metaverso trará impactos significativos em diversos setores.

Aliás, a expectativa é que as empresas sejam capazes de oferecem produtos e serviços dentro do metaverso, além de utilizar os espaços virtuais para interação entre setores e criação e desenvolvimento de produtos.

Por isso, o termo metaverso industrial é cada vez mais utilizado para descrever a nova tendência do mercado.

Impacto do metaverso na indústria

Ainda que seja associado à indústria do entretenimento, o metaverso vem conquistando outros mercados. Isso porque é uma forma de criar “versões” do mundo real dentro do mundo virtual.

Para isso, são usados dispositivos para simular e recriar as situações. Nesse sentido, o metaverso industrial se refere às opções de trabalho que passam a se formar em torno da utilização de realidade virtual.

Além disso, prevê comportamentos e permite fazer testes em produtos, otimizando recursos e esforços empregados na finalização e desenvolvimento de projetos. A nova realidade também faz com que testes físicos sejam simplificados e simulados de diferentes maneiras antes da fabricação de um protótipo.

Um grande exemplo do metaverso industrial é o Digital Twin, ou gêmeo digital, uma tecnologia que simula toda a linha de produção com precisão.

A tecnologia cria uma simulação de todos os detalhes do universo físico em um ambiente virtual. Dessa forma, garante melhor aproveitamento de ativos, manutenção preditiva de máquinas e equipamentos e redução de riscos de acidente de trabalho.

Para isso, é necessário inserir todas as especificações das máquinas e dados técnicos com exatidão no software, possibilitando a integração entre as realidades.

Outra possibilidade do metaverso é reunir de forma remota profissionais de diferentes áreas em um mesmo ambiente.

Com essa colaboração virtual, a realização de simulações de equipamentos e linhas inteiras será levada a uma outra dimensão. Dessa forma, problemas poderão ser resolvidos de forma antecipada.

Quais são os benefícios?

Como visto, o conceito pode trazer muitos benefícios às companhias, principalmente em relação ao uso da tecnologia aliada a processos e simulações importantes. Além disso, o metaverso industrial traz outras vantagens, como mostraremos a seguir.

Prevenção de problemas

Como já falamos anteriormente, o metaverso permite acompanhar o projeto e linhas de produção com mais eficiência. Ao ampliar o conhecimento que a fábrica tem de sua estrutura, permite uma visualização imersiva do que ocorre em diferentes áreas.

Dessa forma, é possível identificar e prevenir problemas com mais assertividade. Além disso, permite resolver impasses mesmo quando não estiverem na indústria. Assim, as consequências são evitadas mais rápido e com maior flexibilidade e controle na gestão.

Geração de novos empregos

A tendência é que novas profissões surjam com a influência do metaverso. Além disso, muitas especialidades terão que passar por atualizações, a fim de compreender como empregar essa nova realidade na rotina de trabalho.

Aumento da eficiência

O metaverso industrial também pode gerar maior eficiência para as indústrias, já que a testagem otimiza os processos operacionais. Com isso, empresas ganham mais tempo, vantagem competitiva e maiores condições para tornar o ambiente de trabalho mais eficaz.

Outros recursos, como o 5G na indústria, permitem cada vez mais modernizar os setores, proporcionando maior agilidade, controle e produtividade. Aliás, vale ressaltar que o 5G tem uma função importante para promover maior possibilidade de contato com o metaverso.

Uso de novas tecnologias

O metaverso na indústria também está relacionado à conectividade da indústria 4.0 e ao universo de tecnologias, como blockchain, realidade virtual, inteligência artificial e Internet das Coisas (IoT).

Nesse contexto, as criptomoedas permitem que os usuários transfiram valores enquanto trabalham ou socializam no mundo digital. Já a realidade virtual proporciona uma experiência imersiva e envolvente.

Por fim, a Internet das Coisas permite coletar e fornecer dados do mundo físico para os mundos virtuais do metaverso.

Conclusão

Como visto, o metaverso industrial poderá mudar a realidade de muitas organizações. Afinal, a novidade vem mostrando grande utilidade para as manufaturas, que precisam estar sempre informadas sobre as tendências para manterem vantagem competitiva no mercado.

Para ficar por dentro das novidades no mercado industrial, acompanhe o nosso blog.

compartilhe:

Outras notícias

R. Graciosa Trevisan Saltori, 155 Bairro Nova Vinhedo - Vinhedo/SP
19 3826.2599
19 3836.5252
© 2021 - Todos direitos reservados - Siembra Automação. Política de Privacidade