Esteiras transportadoras: quais são os tipos e para que servem?

Em uma indústria, as esteiras transportadoras são elementos fundamentais para garantir a agilidade na movimentação de produtos e insumos. É por meio delas que muitas operações funcionam, pois facilitam a rotina de muitos trabalhadores e dão dinamismo às tarefas. Diversas indústrias fazem uso destes equipamentos, dentre as quais: autopeças, farmacêutica, alimentícia (transporte de grãos, por exemplo), construção civil, automobilística, mineração, de produtos de higiene e consumo, eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

As esteiras industriais contam com sistemas móveis que garantem a mudança de direção de determinado insumo ou produto ou o seu reposicionamento, quando necessário. Os modelos vão dos mais básicos - com uma série cilindros de metal dispostos entre "molduras", que permitem a rotação dos cilindros - a outros mais modernos, com esteiras automatizadas, esteiras motorizadas e esteiras em curva.

As linhas de produção industriais contam com esteiras transportadoras há muitos anos. A chegada destes produtos nas indústrias foi um verdadeiro avanço, uma vez que não era mais necessário o esforço para carregamento de produtos e insumos, reduzindo mão de obra, custos, tempo e garantindo uma logística mais adequada.

Conheça mais sobre os tipos de esteiras transportadoras

A esteira transportadora é elaborada de acordo com as necessidades de cada indústria e do espaço que irá ocupar. Por isso, pode ser feita de roletes ou mantas, ser reta ou com curvas, motorizada ou não, possuir cantos, rodas para ser transportada ou reposicionada em novo local, quadro de comando, inversor de frequência e muito mais. Tudo isso para estar de acordo com a configuração de cada indústria.

Os materiais utilizados para a composição das esteiras industriais vão depender da carga a ser transportada nela, podendo ser a correia, cobertura superior onde os materiais são transportados, resistente a altas temperaturas, a abrasão, a sujeira (óleos, por exemplo) e até a substâncias ácidas.

Esteiras transportadoras curvas                                                      

Oferecem mais dinamismo às linhas de produção, uma vez que o sistema em curva facilita o transporte em diferentes ambientes. Os materiais utilizados na construção das esteiras transportadoras curvas variam de acordo com as necessidades da indústria, podendo ser em roletes ou mantas.

Esteira de roletes livres

É um dos modelos mais práticos e simples, muito utilizado no transporte de insumos em diversas indústrias. As esteiras de roletes livres são compostas por rolos cilíndricos paralelos fixados em um suporte de sustentação que realizam a movimentação dos materiais apoiados sobre os mesmos girando em torno de seu eixo. Possuem acionamento mecânico, feito por meio do rolamento dos materiais – condução manual ou movimentação gravitacional, no caso de esteiras por gravidade – e o revestimento dos roletes pode ser variado de acordo com a "sensibilidade" do produto a ser transportado. São feitas para utilização horizontal ou vertical, podendo ter inclinação, com guias laterais ajustáveis.

As esteiras de roletes livres podem ser retas ou em curvas, assim como outros módulos que forem necessários para compor os mais diversos layouts e especificidades. Também podem ter cantoneiras laterais para impedir que os produtos caiam da linha de produção.

Esteiras motorizadas

·       Esteiras com motor

As esteiras motorizadas garantem uma movimentação mais rápida entre postos de trabalho ou deslocamentos em médias distâncias. Os motores também são utilizados para facilitar atividades como seleção, inspeção, pesagem ou preparação de lotes para expedição dentro da linha de produção.

·       Esteiras com Rollerdrive

O Rollerdrive é um rolete motorizado. Possibilita a criação de setores, evita empilhamento e descarrilamento de cargas, além de ser um freio de imobilização eletrônico para esteiras elevatórias inclinadas com ciclos de parada. Além de ser uma ótima opção para economia de energia

·       Esteiras com Roletes Acionados

As esteiras de roletes acionados podem ser projetadas para layouts retos ou em curvas, funcionar em dois sentidos opostos, realizar convergência entre linhas, giros, elevações e transferências dos produtos. Projetada para transportes horizontais.

Esteiras de manta

Algumas indústrias necessitam de esteiras de manta para o transporte de materiais, com grãos e farelos, por exemplo, que não podem ser movimentados em esteiras somente de roletes. As esteiras em mantas podem ser feitas com materiais como o PVC, que podem transportar qualquer tipo e tamanho de produto, inclusive materiais úmidos e líquidos.

Também existem esteiras de borracha, utilizadas em linhas que transportam minérios e sacarias. Esse material proporciona alta resistência e durabilidade, com excelente custo-benefício. Devido à elasticidade, pode ser aplicado sobre roletes laterais inclinados, criando um leito de transporte côncavo, ideal para o transporte de produtos a granel como pedra, areia e outros.

Todos os projetos da Siembra são feitos sob medida, com soluções que atendem as especificidades dos nossos clientes. Conheça os nossos modelos de esteiras transportadoras.

compartilhe:

Outras notícias

R. Graciosa Trevisan Saltori, 155 Bairro Nova Vinhedo - Vinhedo/SP
19 3826.2599
19 3836.5252
© 2021 - Todos direitos reservados - Siembra Automação. Política de Privacidade