Em nossa seção de Notícias, já falamos sobre CLP e outros dispositivos importantes para a automação industrial. Neste artigo vamos abordar quatro itens fundamentais para a sua indústria: máquinas de montagem, dispositivos de testes, esteiras transportadoras e sistema supervisório.
Estes itens são fundamentais para resolver os problemas na linha de produção industriais, trazendo redução de custos e tempo, evitando desperdícios, facilitando a logística, reforçando a segurança das equipes e o aumento de lucros. Saiba um pouco mais sobre cada um deles:
Dispositivos de montagem
Basicamente, são máquinas responsáveis por auxiliar no processo de automação industrial, facilitando a montagem de produtos dos mais diversos setores industriais. Na Siembra desenvolvemos estes dispositivos por meio de projetos customizados, solucionando as necessidades de nossos clientes.
Para isso, elaboramos todo o projeto com alto grau de automação, a partir de dispositivos para controle de processos, hidráulicos e pneumáticos. Todas as nossas máquinas contam com tecnologia de ponta, estão de acordo com as normas NR-12 e garantem durabilidade e eficiência para o negócio.
Máquinas de testes
As máquinas de testes servem para avaliar os mais variados tipos de produtos. É possível desenvolver dispositivos para vibração, teste elétrico, resistência mecânica, câmara climática, estanqueidade, entre outros. Na Siembra a sua indústria pode contar com um projeto específico, de acordo com as necessidades da linha de produção, ou seja, totalmente customizado para atender as exigências dos seus produtos.
Para a automatização de uma indústria, as esteiras transportadoras são partes essenciais para o funcionamento das linhas de produção. Elas servem para transportar materiais e produtos com mais agilidade e de forma prática. Com isso, há ganho em produtividade, redução de tempo e custos com mão de obra para a empresa.
Estes dispositivos são fundamentais em sistemas de linhas de montagem, pois auxiliam também na separação dos materiais, com a função de direcionar peças e outros materiais para a reciclagem, por exemplo. Podem ser movidas por motor, gravidade, roletes, mantas, etc.
Se você precisa de um sistema transportador que seja econômico, eficiente e atende as necessidades específicas da sua indústria, podemos ajudar!
Sistema Supervisório
Conhecido como Sistema SCADA, Sistema de Supervisão ou Sistema Supervisório, trata-se de um software com o objetivo de promover o contato do usuário com as várias áreas da fábrica – equipamentos, linha de produção, processo de fabricação e etc – permitindo que sejam monitoradas e rastreadas informações de um processo produtivo ou instalação física.
SCADA, em inglês, é Supervisory Control and Data Acquisition. As informações são coletadas através de equipamentos de aquisição de dados e, em seguida, manipuladas, analisadas, armazenadas e, posteriormente, apresentadas ao usuário.
Sua importância é grande para os processos industriais que hoje utilizam tecnologias de computação e comunicação para automatizar a monitoração e controle das linhas de produção. Isso permite a coleta de dados em ambientes complexos, eventualmente dispersos geograficamente, e a respectiva apresentação de modo amigável para o operador, com recursos gráficos elaborados (interfaces homem-máquina) e conteúdo multimídia.
Indústria 4.0
Todos os itens mencionados acima englobam tecnologias baseadas nos conceitos da indústria 4.0, que consiste na otimização de processos e na troca de dados, utilizando conceitos de Sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas e Computação em Nuvem.
Não deixe de acompanhar as novidades na nossa seção de Notícias. A cada mês, um tema novo que pode ser do seu interesse.
Se você gostou, compartilhe!