Abril Verde – conscientização e prevenção de acidentes de trabalho

O mês de abril é dedicado, em organizações do setor público e em entidades relacionadas à segurança do trabalho, a refletir, conscientizar e engajar as pessoas sobre o valor da segurança e da saúde do trabalhador. Trata-se da campanha Abril Verde, que leva o setor ocupacional a lançar um olhar sobre as suas práticas, procedimentos e iniciativas de prevenção de acidentes de trabalho, além de pensar alternativas que tornem a qualidade de vida do trabalhador ainda melhor em cada ambiente e em cada posição laboral.

 

Por que a campanha acontece em abril?

O mês de abril foi escolhido porque no dia 28 de abril aconteceu um dos principais acidentes de trabalho da história. Em 1969, uma mina da cidade norte-americana Farmington, no estado da Virgínia, explodiu e deixou 78 vítimas fatais. Este acontecimento tomou proporção mundial e acabou sendo instituída a data oficial em memória às vítimas de acidentes de trabalho pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). No Brasil, em 2005, entrou em vigor a Lei n.º 11.121, que também instituiu o dia 28 de abril como Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

 

Por que é usada a cor verde?

Para compor a campanha, foi escolhida a cor verde, simbolizando a segurança do trabalho. Como você já deve ter visto, as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs), presentes para garantir a segurança do trabalho nas empresas, têm o seu emblema na cor verde. Além disso, o verde está relacionado também aos cursos acadêmicos da área das ciências biológicas e da saúde.

 

Como as empresas podem participar e se engajar?

As empresas podem envolver os colaboradores na campanha de várias maneiras.  Se possível, é muito recomendável inserir na identidade visual dos locais de trabalho alguma referência à iniciativa. Além disso, a campanha deve incentivar atividades especiais que desencadeiem a melhoria da qualidade da convivência e da segurança dos colaboradores. Dependendo da possibilidade e do perfil de cada organização, podem ser oferecidas palestras, cursos presenciais ou online, dinâmicas de grupo e reuniões setoriais que abordem a temática. O fundamental é promover a consciência de que, no ambiente de trabalho, a segurança deve ser colocada como princípio – ou seja, deve vir antes de qualquer outra coisa.

 

Saiba mais sobre como reduzir acidentes de trabalho em processos industriais clicando aqui.

 

compartilhe:

Outras notícias

R. Graciosa Trevisan Saltori, 155 Bairro Nova Vinhedo - Vinhedo/SP
19 3826.2599
19 3836.5252
© 2021 - Todos direitos reservados - Siembra Automação. Política de Privacidade