Por que o aço inox é mais indicado para indústrias alimentícia e farmacêutica?

Durante todo o preparo de alimentos e medicamentos, cada etapa deve ser pensada com cuidado. Afinal, é preciso evitar danos, proliferação de bactérias e a contaminação dos produtos, por exemplo.

Por esse motivo, o material mais presente nas indústrias de alimentos e medicamentos é o aço inox. A primeira razão é devido à facilidade de limpeza e manutenção desse material.

Dessa forma, é possível evitar contaminações através do contato com microrganismos e outras substâncias.

Além disso, o aço inox oferece resistência à corrosão e resistência mecânica. Ou seja, quando comparado a outros materiais, resiste melhor às variações de temperatura.

Diante desses fatores, o aço inox é cada vez mais utilizado em diversos setores industriais. A seguir, vamos explicar outras características que fazem deste material a melhor opção para as indústrias de alimentos e medicamentos.

Melhor durabilidade

A primeira vantagem de apostar em equipamentos de inox é a durabilidade do material. Afinal, sabemos que serão utilizados por várias horas seguidas e não podem se trocados ou parados para manutenção com frequência.

As propriedades do inox permitem que os equipamentos atendam toda a cadeia produtiva, fazendo com que o produto chegue ao final do processo de produção com as mesmas características iniciais.

Fácil limpeza e manutenção

O inox também garante facilidade de higienização, mantendo sua superfície livre de resíduos, o que é de suma importância para a indústria alimentícia e de medicamentos.

Por ser um material resistente a qualquer tipo de dano, dificilmente aparecerão ranhuras ou espaços que possam acumular matéria orgânica ou bactérias. Logo, a limpeza entre cada utilização é feita com facilidade.

Além disso, o inox é considerado material inerte e, por isso, é capaz de manter o sabor e cores dos alimentos.

Como falamos anteriormente, o aço inox permite que os equipamentos funcionem por anos, sem apresentar qualquer tipo de deterioração. Por isso, também reduz os custos com manutenção.

Anticorrosão

O aço inox é um tipo de metal que dificilmente sofre oxidação, ou seja, ele não enferruja. O resultado é uma superfície com menos desgaste a médio e longo prazo.

A baixa oxidação também significa que há menos partículas de metal se desprendendo e se agrupando ao produto. Dessa forma, não prejudica o sabor e preserva as características iniciais dos alimentos e medicamentos.

Uma das formulações mais comuns no mercado é o aço inox 304, devido à alta resistência à corrosão química. Geralmente, é usado em aplicações de lavagem de peças e instrumentos cirúrgicos.

Acima do 304, temos o aço inox 316 e o 316L, que são ainda mais puros, já que apresentam mais níquel e molibdênio na composição. Essa característica aumenta a resistência do metal à corrosão por exposição a cloretos, como é o caso do sal.

Por esse motivo, o aço inox 316 é o mais recomendado para a indústria farmacêutica e de alimentos, principalmente em situações em que a superfície de metal entra em contato direto com o produto.

Segurança

Seja na indústria alimentícia ou hospitalar, a segurança é fundamental em todas as etapas de produção. Aliás, a Anvisa fiscaliza a higiene do ambiente, incluindo utensílios e equipamentos.

Na indústria alimentícia, por exemplo, onde tudo é usado de maneira constante, é necessário manter a limpeza de forma rigorosa. Diante dessas necessidades, o inox passou a ser cada vez mais utilizado em diversos setores da indústria.

Além dos benefícios apresentados acima, ele também reduz o custo com manutenção dos equipamentos.

Soluções Siembra

Há mais de 35 anos no mercado, a Siembra atua na fabricação de soluções e equipamentos em aço inox para indústria farmacêutica e alimentícia, como bancadas, estruturas, carrinhos industriais, máquinas especiais, entre outros.

 Acesse o nosso site, conheça nossos projetos e campos de atuação. Em nosso site você também encontra outros conteúdos sobre o setor industrial. Acompanhe e fique por dentro das tendências, novidades e exigências do setor.

compartilhe:

Outras notícias

R. Graciosa Trevisan Saltori, 155 Bairro Nova Vinhedo - Vinhedo/SP
19 3826.2599
19 3836.5252
© 2021 - Todos direitos reservados - Siembra Automação. Política de Privacidade