Alumínio e inox: confira os melhores materiais para sistemas de energia solar

Com o grande aumento da energia elétrica no Brasil nos últimos tempos, a instalação de sistemas de energia solar estão sendo cada vez mais procurados. Segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), os reajustes chegaram a cerca de 21%, devido, principalmente, à crise hídrica que deixou o país em alerta, com a necessidade de racionamento de eletricidade e sob riscos de apagão.

Instalar sistemas de energia solar garante o abastecimento de energia, suprindo 100% da necessidade energética do local, além de economizar cerca de 95% na conta de luz. Entretanto, é preciso ficar atento aos materiais que são utilizados para montar as placas de geração de energia solar, já que alguns deles podem se deteriorar rapidamente e fazer com que o seu gasto seja ainda maior para realizar reparos ou até mesmo a instalação de um novo sistema.

Uma dica muito importante é: se os perfis não forem de alumínio ou inox, preste atenção para não contratar uma empresa que não apresenta qualidade.

 

Vantagens da utilização de energia solar

Dentre as principais vantagens de ter painéis de energia solar em casa ou em empresas, podemos destacar o fato de economizar cerca de 95% na conta de luz, não ter apagões devido à falta de energia e utilizar um sistema renovável, que não polui o meio ambiente. Confira abaixo outros benefícios:

- É uma fonte de energia sustentável

- Não necessita de muitas manutenções, caso seja feita com perfis de alumínio ou inox

- Fácil de instalar

- Fonte de energia silenciosa

- Longa vida útil, para cerca de 30 anos

- Fonte de energia gratuita. Com a necessidade de gastar apenas no início, com o projeto e instalação do sistema

Perfis de alumínio e inox para energia solar

Tanto o alumínio quanto o inox são extremamente duráveis para suportar a exposição que os painéis de energia solar apresentam diante da ação do tempo.

Eles apresentam grande resistência à corrosão, alta impermeabilidade e condutividade de calor e longa vida útil, além de serem materiais leves comparados a outros metais, além de grande elasticidade, podendo ser utilizados para a criação de diversos perfis, sempre de acordo com a necessidade do projeto.

 

Diferenças entre perfis de alumínio e aço inox

Para apontar as diferenças entre esses perfis, precisamos esclarecer o que é o alumínio e o que é o aço inox. O primeiro trata-se do resultado da transformação da bauxita em óxido de alumínio. Ele apresenta baixa densidade, sendo um material leve, de fácil transporte e montagem. Esses perfis são produzidos com uma camada de anodização, ou seja, um processo que fixa uma espécie de filme de óxido para torná-lo ainda mais durável contra a ação do tempo e de diversas substâncias.

Já os perfis de aço inox são formados por uma liga feita, principalmente, de ferro e cromo, além de uma camada protetora, que evita o material entrar em oxidação, tornando-o muito mais durável, se comparado a outros aços.

Numa breve comparação, podemos concluir que o aço inox apresenta um pouco mais de resistência, entretanto se trata de um material com um custo mais elevado. Já o alumínio apresenta mais versatilidade, além de ser mais leve. Entretanto, os dois são ideais para sistemas de energia elétrica.

 

Perfis fabricados pela Siembra

A Siembra conta com a fabricação de estruturas de alta resistência, como perfis de alumínio e aço inox, especialmente para serem utilizados em estruturas de painéis solares. Entre conosco e solicite um orçamento.

Acesse nosso site, conheça nossos projetos e campos de atuação!

compartilhe:

Outras notícias

R. Graciosa Trevisan Saltori, 155 Bairro Nova Vinhedo - Vinhedo/SP
19 3826.2599
19 3836.5252
© 2021 - Todos direitos reservados - Siembra Automação. Política de Privacidade