Boas práticas na fabricação e comissionamento de máquinas

A elaboração, execução e montagem de máquinas e equipamentos requer um cuidadoso processo desde o projeto até a entrega ao cliente. Na Siembra buscamos a qualidade de nossos serviços, priorizamos o atendimento das normas regulamentadoras e das boas práticas na fabricação de máquinas e linhas de montagem. Por isso, ao receber um novo projeto, há um grande investimento da nossa equipe de projetistas e executores em torno do comissionamento.

Explicamos como isso ocorre em detalhes. Leia a seguir!

O que é o comissionamento?

O comissionamento é o processo que assegura que os sistemas e componentes de uma unidade industrial estejam projetados, instalados, testados, operados e mantidos de acordo com as necessidades e requisitos operacionais do proprietário. Na Siembra, o comissionamento é aplicado em cada projeto de máquina, equipamento ou linha de montagem de nossos clientes, seja para realizar a expansão, a modernização ou ajuste de uma máquina em uma planta industrial ou para compor a linha de montagem.

Para isso, aplicamos um conjunto de técnicas e procedimentos a fim de verificar, inspecionar e testar cada componente físico do projeto que temos em mãos, sejam somente peças, até módulos, subsistemas e sistemas. O principal objetivo é garantir que ao ser instalada na unidade industrial, a máquina ou equipamento funcione corretamente, de forma segura e atendendo às necessidades da operação quanto ao seu desempenho e de acordo com os requisitos operacionais do cliente, com o menor impacto possível para a linha de produção.

Fases e importância do comissionamento de máquinas

O comissionamento de máquinas compreende algumas etapas como planejamento, execução e controle e inspeções e atividades de teste sobre os itens "comissionáveis" do projeto como equipamentos, instrumentos, skids, módulos, circuitos, malhas, subsistemas e sistemas.

Para isso, a equipe da Siembra atua em parceria com a equipe de Engenharia e Gestão de Projetos do cliente com o objetivo principal de assegurar a transferência da máquina ou linha para a planta industrial de forma ordenada e segura, garantindo assim, sua operabilidade.

A sua importância se dá à medida que, quando executado de forma planejada, o comissionamento serve para garantir o total atendimento aos requisitos de prazos, custos, segurança e qualidade do projeto.

Para que isso ocorra, algumas etapas devem ser seguidas: concepção, projeto, montagem, teste e comissionamento. Essa primeira fase ocorre ainda na nossa estrutura interna, com o apoio da equipe de engenheiros da Siembra. Em seguida, fazemos a desmontagem, o transporte até as instalações do cliente e a posta em marcha ou startup, que é realizada no local onde a máquina funcionará e inclui as fases de remontagem, testes, ajustes, treinamento, operação assistida e entrega final. Nessa segunda etapa, a participação do cliente é muito importante e ele deve ser parte do comissionamento, uma vez que é quem mais conhece o produto que a máquina ou linha irá montar ou testar.

Assim, o processo de comissionamento pode ser dividido em etapas:

  1. Planejamento do Comissionamento;

  2. Complementação Mecânica;

  3. Pré-comissionamento;

  4. Comissionamento;

  5. Operação Assistida.

Para cada componente testado é importante desenvolver um check-list que irá aprovar ou reprovar os testes. Os treinamentos dos profissionais de operação e de manutenção também poderão fazer parte do comissionamento.

Vantagens do comissionamento

Diante de tudo isso, fica claro que o comissionamento de máquinas é uma importante ferramenta de qualidade e de boas práticas de fabricação. Quando usado corretamente, o comissionamento apresenta diversas vantagens:

  • Evita retrabalhos que afetam o cronograma da instalação;

  • Reduz a chance de problemas no startup;

  • Garante o atendimento dos requisitos do usuário;

  • Reduz custos e tem impacto econômico positivo para o cliente.

 

Se você gostou deste conteúdo, não deixe de ler em nossa seção de notícias sobre as máquinas e dispositivos especiais desenvolvidos pela Siembra. É só clicar aqui! 

compartilhe:

Outras notícias

R. Graciosa Trevisan Saltori, 155 Bairro Nova Vinhedo - Vinhedo/SP
19 3826.2599
19 3836.5252
© 2021 - Todos direitos reservados - Siembra Automação. Política de Privacidade