A elaboração, execução e montagem de máquinas e equipamentos requer um cuidadoso processo desde o projeto até a entrega ao cliente. Na Siembra buscamos a qualidade de nossos serviços, priorizamos o atendimento das normas regulamentadoras e das boas práticas na fabricação de máquinas e linhas de montagem. Por isso, ao receber um novo projeto, há um grande investimento da nossa equipe de projetistas e executores em torno do comissionamento.
Explicamos como isso ocorre em detalhes. Leia a seguir!
O comissionamento é o processo que assegura que os sistemas e componentes de uma unidade industrial estejam projetados, instalados, testados, operados e mantidos de acordo com as necessidades e requisitos operacionais do proprietário. Na Siembra, o comissionamento é aplicado em cada projeto de máquina, equipamento ou linha de montagem de nossos clientes, seja para realizar a expansão, a modernização ou ajuste de uma máquina em uma planta industrial ou para compor a linha de montagem.
Para isso, aplicamos um conjunto de técnicas e procedimentos a fim de verificar, inspecionar e testar cada componente físico do projeto que temos em mãos, sejam somente peças, até módulos, subsistemas e sistemas. O principal objetivo é garantir que ao ser instalada na unidade industrial, a máquina ou equipamento funcione corretamente, de forma segura e atendendo às necessidades da operação quanto ao seu desempenho e de acordo com os requisitos operacionais do cliente, com o menor impacto possível para a linha de produção.
O comissionamento de máquinas compreende algumas etapas como planejamento, execução e controle e inspeções e atividades de teste sobre os itens "comissionáveis" do projeto como equipamentos, instrumentos, skids, módulos, circuitos, malhas, subsistemas e sistemas.
Para isso, a equipe da Siembra atua em parceria com a equipe de Engenharia e Gestão de Projetos do cliente com o objetivo principal de assegurar a transferência da máquina ou linha para a planta industrial de forma ordenada e segura, garantindo assim, sua operabilidade.
A sua importância se dá à medida que, quando executado de forma planejada, o comissionamento serve para garantir o total atendimento aos requisitos de prazos, custos, segurança e qualidade do projeto.
Para que isso ocorra, algumas etapas devem ser seguidas: concepção, projeto, montagem, teste e comissionamento. Essa primeira fase ocorre ainda na nossa estrutura interna, com o apoio da equipe de engenheiros da Siembra. Em seguida, fazemos a desmontagem, o transporte até as instalações do cliente e a posta em marcha ou startup, que é realizada no local onde a máquina funcionará e inclui as fases de remontagem, testes, ajustes, treinamento, operação assistida e entrega final. Nessa segunda etapa, a participação do cliente é muito importante e ele deve ser parte do comissionamento, uma vez que é quem mais conhece o produto que a máquina ou linha irá montar ou testar.
Assim, o processo de comissionamento pode ser dividido em etapas:
Planejamento do Comissionamento;
Complementação Mecânica;
Pré-comissionamento;
Comissionamento;
Operação Assistida.
Para cada componente testado é importante desenvolver um check-list que irá aprovar ou reprovar os testes. Os treinamentos dos profissionais de operação e de manutenção também poderão fazer parte do comissionamento.
Diante de tudo isso, fica claro que o comissionamento de máquinas é uma importante ferramenta de qualidade e de boas práticas de fabricação. Quando usado corretamente, o comissionamento apresenta diversas vantagens:
Evita retrabalhos que afetam o cronograma da instalação;
Reduz a chance de problemas no startup;
Garante o atendimento dos requisitos do usuário;
Reduz custos e tem impacto econômico positivo para o cliente.
Se você gostou deste conteúdo, não deixe de ler em nossa seção de notícias sobre as máquinas e dispositivos especiais desenvolvidos pela Siembra. É só clicar aqui!