Retrofit industrial: modernização e economia para sua empresa

O retrofit industrial, também conhecido por retrofit de máquinas, na maioria das vezes é a opção mais viável para modernizar os processos fabris. Traduzindo para o português, o termo retrofit significa atualizar o antigo, ou seja, essa solução trata-se de reformar as máquinas e equipamentos das indústrias através da substituição de peças, da modernização de algum processo da máquina e recuperação do que não está em bom estado. Com isso, é possível aproveitar a estrutura da máquina ou até mesmo a maior parte dela, ao invés de comprar uma nova.

Essa solução é muito vantajosa, especialmente para momentos de crise, em que os prazos para entrega de matérias primas são maiores e a lucratividade menor. Com a pandemia, todos os setores industriais tiveram que passar por mudanças devido, principalmente, à falta de matérias primas e elevação dos custos.

As receitas das empresas também tiveram um grande impacto, muitas vezes levando à redução do número de colaboradores e à escolha de opções mais econômicas para manter a produção em andamento. A partir disso, a procura pelo retrofit industrial tornou-se ainda mais elevada.

Confira abaixo mais vantagens e informações sobre o retrofit!

 

Vantagens do retrofit

Podemos dizer que o principal motivo que as empresas optam por fazer o retrofit é devido à economia, já que não é necessário fazer grandes investimentos, comparado a uma troca de máquina. Entretanto, esse não é o único benefício. Confira abaixo diversas vantagens:

·       Aumento da capabilidade da máquina

·       Modernização dos equipamentos e processos industriais

·       Redução dos riscos de acidentes de trabalho

·       Aumento da vida útil da máquina

·      Transformação de processos complexos para processos mais simples e de fácil compreensão

·       Facilita os processos de manutenção

·       Diminuição das paradas por quebra de máquinas

·       Melhora a produtividade

 

Sua empresa precisa de um retrofit ou não?

Muitas empresas têm essa dúvida de fazer ou não fazer um retrofit. Quais são as situações que o retrofit deve ser aplicado? A resposta é simples. Se a sua produção apresenta equipamentos que vivem constantemente em manutenção e, ao mesmo tempo, não consegue arcar com a compra de uma nova máquina, a solução é o retrofit.

Essa é uma solução mais barata, mas que funciona perfeitamente para diminuir os gastos com manutenções, paradas de produção e outras coisas que podem afetar o andamento da indústria.

 

Como é feito o retrofit?

O retrofit é feito exatamente de acordo com a necessidade da empresa. Pode-se fazer devido a mudança de produto para ser fabricado, porque a máquina não apresenta mais uma boa capabilidade, entre outros motivos.

A Siembra conta com profissionais capacitados, que estão em busca de melhorias constantes para modernizar os equipamentos e, consequentemente, melhorar as condições e processos do ambiente de trabalho.

Para isso, o retrofit é finalizado após várias etapas de trabalho. Primeiro o problema da máquina é analisado, para saber o motivo que aquele deve passar por essa atualização. Depois é elaborado um descritivo de como está o funcionamento desse equipamento, mostrando os pontos que precisam ser trabalhados e as soluções que devem ser aplicadas.

Após essas análises, nossos profissionais criam um projeto para ser aprovado junto ao cliente e, depois de aprovado, iniciam a execução do trabalho e os testes, até que esteja tudo em ordem e seja feita a implantação da nova máquina na produção.

 

Acesse o site e confira nossos trabalhos! Em nosso blog você também encontra outros conteúdos sobre o setor industrial.

compartilhe:

Outras notícias

R. Graciosa Trevisan Saltori, 155 Bairro Nova Vinhedo - Vinhedo/SP
19 3826.2599
19 3836.5252
© 2021 - Todos direitos reservados - Siembra Automação. Política de Privacidade