Tendências da Indústria 4.0 para 2022 em um cenário pós-pandemia

2020 e 2021 foram anos de incertezas para todos os setores. A indústria teve grande parte das empresas afetadas negativamente durante a pandemia da Covid-19 e um dos principais motivos foi a escassez de insumos e matérias-primas para suprir a demanda do país.

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) também apresentou três quedas seguidas no segundo semestre deste ano, evidenciando a falta de confiança do setor industrial. Apesar de ter havido um avanço em dezembro, se compararmos com 2020, o ICEI deste ano, no mesmo mês, recuou 6,4 pontos.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 70% das indústrias apresentaram um impacto negativo e 40% das empresas que tiveram o trabalho paralisado devido à pandemia, tiveram que encerrar suas atividades.

Mesmo com as instabilidades da indústria no pós-pandemia, as tecnologias associadas à Indústria 4.0 estão cada vez mais em alta e, podemos dizer, que extremamente necessárias para tornar o setor industrial mais competitivo, com processos mais eficientes, garantindo a segurança dos trabalhadores, redução dos custos e outras vantagens.

É momento de reavaliar a forma de consumo e interação dos clientes, além de aumentar a produtividade para suprir as necessidades dos setores, que vem aumentando gradativamente.

Separamos algumas tendências da Indústria 4.0 para você. Confira!

 

IoT - Internet das Coisas

Uma das tendências para o pós-pandemia é a implementação da IoT para estabelecer ainda mais uma comunicação entre as máquinas e equipamentos, big data, aprendizado da máquina, avaliação dos dados e outras integrações que permitam o setor industrial ser mais eficiente, produtivo e competitivo.

 

Automação industrial

A Automação industrial está cada vez mais presente dentro das empresas, sempre com o objetivo de produzir os melhores produtos com o menor custo. Além disso, ela também permite que trabalhos perigosos sejam feitos pelas máquinas -  evitando riscos de acidentes com os trabalhadores -, aumenta a produção de acordo com a necessidade do momento e simplifica a operação das máquinas e as manutenções que precisam ser executadas.

Com essa tendência, os softwares, hardwares e equipamentos específicos tornam-se mais presentes nos processos produtivos, aumentando a autonomia da indústria e reduzindo o esforço e os riscos do trabalhador para exercer algumas atividades.

 

Energia renovável

Com a crise hídrica que vários estados enfrentaram em 2021 e que ajudou a desencadear o aumento da energia, a busca por energias renováveis se intensificou. O uso de painéis solares é uma outra tendência que pode ajudar as empresas a economizarem e contribuírem com o meio ambiente. 

Segundo o Balanço Energético Nacional 2021, o Brasil apresenta a seguinte matriz energética: as fontes renováveis representaram 84,8% da matriz elétrica do país, sendo 65,2% desse total geração hidráulica; 8,8% eólica; 9,1% biomassa e 1,66% solar. Com isso, um dos objetivos do país é alcançar 45% de energias renováveis em sua matriz até 2030, aumentando a utilização da energia solar, eólica, de biomassa e biocombustíveis. A indústria tem um grande papel a desempenhar para atingirmos as expectativas apresentadas no Balanço Energético Nacional.

 

Cibersegurança

Outra tendência que vem se destacando em todos os setores e, em especial, na indústria, é a cibersegurança para a proteção de dados que podem causar grandes prejuízos, caso sejam expostos.

Com os números de ataques cada vez maiores, as empresas precisam adotar formas de se blindar, já que, com a utilização de tendências da Indústria 4.0, todos os setores e sistemas estão cada vez mais interligados pela internet, com a possibilidade de invasões que antes não eram possíveis.

 

Quer saber mais sobre a Indústria 4.0? Acesse nosso conteúdo!

compartilhe:

Outras notícias

R. Graciosa Trevisan Saltori, 155 Bairro Nova Vinhedo - Vinhedo/SP
19 3826.2599
19 3836.5252
© 2021 - Todos direitos reservados - Siembra Automação. Política de Privacidade