As principais tendências em automação e inteligência para indústria em 2023

Não é novidade que o mercado industrial e a tecnologia caminham juntos. Afinal, já são anos investindo em inovações tecnológicas que impulsionem o mercado, oferecendo soluções que garantam mais segurança, produtividade e sustentabilidade.

Dessa forma, é natural que as empresas entendam que as atividades industriais podem ser otimizadas. Aliás, muitos negócios compreenderam que estão perdendo mercado para concorrentes que já investem em automação.

Nesse cenário, podemos esperar um crescimento pela busca de soluções tecnológicas para o setor industrial brasileiro em 2023. A seguir, vamos mostrar quais são as principais tendências para o setor e como preparar a sua empresa para investir em novas tecnologias.

Tendências em automação e inteligência para indústria

Para 2023, o cenário industrial promete ter a automação como um dos principais propulsores de desenvolvimento. Afinal, é cada vez mais necessário apostar em tecnologias para otimizar os processos e frear problemas recorrentes que atrapalham a produção.

A seguir, listamos alguns tópicos para preparar a sua empresa para o futuro, apostando em tecnologias.

IoT, execução 4.0 e uso de dados

A Internet das Coisas (IoT) é uma tecnologia cada vez mais comum no cenário industrial, por isso não é surpresa que continue no topo das tendências de inovação.

Resumidamente, a IoT permite a conexão de dispositivos únicos com uma infraestrutura de internet pré-existente. Dessa forma, permite que empresas tomem decisões estratégicas usando dados em tempo real.

O uso de dados permite coletar informações que ajudam a repensar a produção, evitando desperdícios ou falta de itens no estoque.

Além disso, pode ser usado para diferentes metas, incluindo redução de custos, maior segurança e eficiência, inovação de produtos, entre outros.

Automação e robótica

A corrida por mais velocidade nos processos exige investimento em tecnologias. Por isso, podemos esperar um aumento significativo no uso de automação e robótica.

Vale ressaltar que isso não significa que robôs substituirão os humanos, mas ocorrerá um progresso maior na colaboração entre homem e máquina para complementar a força de trabalho.

Além disso, dispositivos instalados em ambiente industrial necessitam de profissionais qualificados para fazer sua manutenção e operação.

Os cobots, ou robôs colaborativos, por exemplo, surgem como uma solução para tarefas sem grande valor agregado que ainda são realizadas por humanos. Esses robôs focam nas chamadas DDD (Dull, Dirty and Dangerous), ou seja, nas tarefas monótonas, sujas e perigosas.

Essas máquinas são flexíveis, leves e ocupam pouco espaço. Por isso, podem atuar em operações pouco ergonômicas, liberando trabalhadores para tarefas de maior valor agregado.

Na agricultura, o uso de ferramentas de automação também deve ganhar força em 2023. Isso porque oferece diversos benefícios, como redução de erros, facilidade de análise de resultados e velocidade na produção e colheita.

Hiperautomação em gestão

No segmento de gestão, podemos esperar soluções que descomplicam a administração e a tomada de decisões.

O Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP) é visto como um dos pilares da automação e investimento em tecnologia. Isso porque oferece maior controle e monitoramento de diferentes áreas que compõem a indústria. 

Dessa forma, é possível organizar processos a partir da coleta de dados em tempo real e compreender quais setores necessitam de melhorias.

Além disso, com maior controle de todos os setores, fica mais fácil minimizar erros e reduzir custos.

É importante também contar com uma gestão humanizada e transparente, que permite que colaboradores expressem suas opiniões. Assim, é possível receber informações em tempo real sobre o que está acontecendo na organização.

Segurança dos trabalhadores

A segurança industrial também deve ser prioridade. Além de preocupações básicas, como treinamentos e adequação de normas regulamentadoras, é importante investir em soluções que garantam a integridade do ser humano e minimizem riscos.

Por fim, vale ressaltar que algumas indústrias estão à frente no investimento em tecnologia e automação. Por isso, é importante compreender em qual etapa se encontra o seu negócio para entender quais são as tecnologias necessárias para otimizar cada processo. 

Conte com a Siembra para automatizar sua indústria em 2023

Para começar a investir em tecnologia é preciso contar com uma infraestrutura confiável, que prepare a empresa para o futuro. Para isso, você pode contar com a Siembra!

A nossa competência e expertise no setor permite atender diversas necessidades industriais. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossas soluções.

compartilhe:

Outras notícias

R. Graciosa Trevisan Saltori, 155 Bairro Nova Vinhedo - Vinhedo/SP
19 3826.2599
19 3836.5252
© 2021 - Todos direitos reservados - Siembra Automação. Política de Privacidade