Benefícios conquistados através da Automação Industrial

No âmbito das indústrias, as vantagens da automação não se limitam à otimização do trabalho manual. Na verdade, elas abrangem uma série de ganhos de produtividade, escalabilidade, redução de custos e integração global. Não por acaso, a automação é considerada a “quarta revolução industrial” ou, em outras palavras, uma total disrupção dos processos de produção.

Se você ainda não conhece os benefícios de ter uma “indústria inteligente” com sistemas totalmente automatizados e interligados por redes de última geração, acompanhe os próximos tópicos.

 

1- Maior produtividade

Embora seja o benefício mais “óbvio” da automação industrial, nunca é demais explorar a questão da produtividade. Com máquinas capazes de trabalhar com altíssima precisão, autonomia e velocidade, uma indústria consegue transpor todas as limitações da mão de obra humana, que está suscetível a doenças e estresse.

 

2- Relatórios e diagnósticos avançados

Sistemas de automação fornecem informações em tempo real sobre os estágios e índices de produção, aproveitamento de matéria-prima, gargalos operacionais, entre outros dados essenciais para o funcionamento correto da cadeia produtiva. Também permitem diagnosticar falhas e urgências de manutenção antes que elas causem interrupções ou prejuízos.

 

3- Melhoria na qualidade de vida dos profissionais e redução de riscos

Com a automação, as funções de alta periculosidade e insalubridade já não dependem mais de equipes humanas. Assim, é possível reduzir as doenças e fatalidades relacionadas ao trabalho, além de aumentar consideravelmente a qualidade de vida dos funcionários.

 

4- Diminuição de falhas humanas

Em quaisquer atividades profissionais, os seres humanos estão sujeitos a erros, afinal somos vulneráveis ao cansaço e à perda de atenção. Em contrapartida, os sistemas automatizados são programados com a mais avançada inteligência computacional, que garante que as operações sejam sempre realizadas com a máxima excelência. Aos profissionais humanos, caberá apenas a supervisão e manutenção das máquinas.

 

5- Gestão de ativos e redução de desperdícios

Uma das principais vantagens da automação é a possibilidade de gerir ativos por meio de tecnologias de monitoramento que preveem a ocorrência de falhas e avaliam os gastos com manutenção. Dessa forma, a indústria consegue tomar decisões assertivas, que prolongam a vida útil de suas máquinas e evitam contratempos operacionais e perdas de matéria-prima.

 

6- Segurança máxima

Com a automação, um parque industrial pode ser monitorado 24 horas por dia e 7 dias por semana.  A partir de sistemas integrados à “Internet das Coisas” as máquinas conseguem “dialogar” com as equipes humanas, dando alertas de perigo e irregularidades. Aumentos de temperatura, sobrecargas, presenças estranhas e riscos iminentes são detectados e avisados aos supervisores, garantindo que todas as medidas de segurança e proteção dos funcionários sejam imediatamente tomadas. Já são comuns equipamentos com função wireless para verificação e manutenção à distância sem intervenção humana no local.

 

É pertinente ressaltar, enfim, que os tópicos expostos acima representam um resumo genérico dos benefícios da automação industrial. Certamente, cada tipo de indústria pode obter vantagens específicas com a automatização de seus processos produtivos. Por isso, aconselhamos que você entre em contato com a Siembra para saber mais!

compartilhe:

Outras notícias

R. Graciosa Trevisan Saltori, 155 Bairro Nova Vinhedo - Vinhedo/SP
19 3826.2599
19 3836.5252
© 2021 - Todos direitos reservados - Siembra Automação. Política de Privacidade