5 motivos para utilizar equipamentos de automação industrial

Como a automação industrial pode beneficiar a sua indústria? O crescimento e a máxima eficiência produtiva são cada vez mais realidade na indústria 4.0 ou quarta revolução industrial. Equipamentos de automação e soluções em automação industrial garantem maior produção e qualidade de produtos com tempo e custos cada vez mais reduzidos.

Estes são apenas alguns dos motivos para a sua indústria investir na automação industrial. Afinal, as “fábricas inteligentes" não são mais o futuro, são o presente. É a partir das novas tecnologias (inteligência artificial, sistemas ciberfísicos, internet das coisas - IoT e computação em nuvem) e da consequente otimização de processos que o desenvolvimento das indústrias de todo o mundo está baseado hoje.

Para que tudo isso fique ainda mais claro para você, separamos 5 motivos pelos quais a sua empresa precisa utilizar soluções e equipamentos de automação industrial.

Dá uma olhada!

# 1 - Reduz o tempo de produção - a máxima eficiência é o objetivo da automação industrial. A automação aumenta a eficiência da indústria e maximiza a produção com menor consumo de energia e matérias-primas. Por mais capacitado que seja um profissional, os erros podem acontecer por diversas razões. Entretanto, as máquinas possuem alto grau de repetibilidade e diminuem consideravelmente os riscos. Assim, uma máquina automatizada acelera o tempo de produção.

# 2 - Reduz custos industriais - a partir da incorporação do conceito 4.0 pela indústria, há a redução dos custos operacionais. A redução de custos é impactada diretamente pelo aumento da produção e a diminuição de erros. Isso porque as tarefas desempenhadas por máquinas são mais precisas e estão menos sujeitas a desvios do padrão.

# 3 - Maior qualidade na produção - a qualidade deve ser uma preocupação constante em qualquer indústria. Com a redução de variabilidade das peças produzidas e, consequentemente, maior precisão na produção, ganha-se com a redução de recalls, descartes, produtividade e com a melhoria do produto final na percepção do cliente.

# 4 - Reforça a segurança das equipes - quanto mais automatizada for a sua planta industrial, menos intervenção humana será necessária na produção. Isso significa menos riscos de acidentes, além da redução de custos com afastamentos e indenizações. É claro que isso é possível desde que a empresa siga as normas regulamentadoras de segurança (NRs) para manter uma operação segura.

# 5 - Cria oportunidades de emprego melhores - a automação industrial estimula a profissionalização da mão de obra, com demanda cada vez maior por profissionais de robótica, produção industrial automatizada, técnicos em eletrônica e em mecânica e engenheiros mecatrônicos, etc.

A Siembra Automação tem a expertise que o seu negócio precisa, com diversas soluções em automação industrial. Isso porque alguns equipamentos são fundamentais para resolver os problemas na linha de produção industriais, trazendo redução de custos e tempo, evitando desperdícios, facilitando a logística, reforçando a segurança das equipes e o aumento de lucros.

 

Veja como a Siembra pode contribuir com a sua indústria:

Controlador Lógico Programável - CLP: na automação industrial é um dos dispositivos mais importantes para que seja possível qualquer aperfeiçoamento ou mudança no processo industrial. Também conhecido como PLC – Programmable Logic Controller, trata-se de um computador responsável por automatizar máquinas e processos industriais.

Máquinas de testes: servem para avaliar os mais variados tipos de produtos. É possível desenvolver dispositivos para vibração, teste elétrico, resistência mecânica, câmara climática, estanqueidade, entre outros. Para isso, a sua indústria pode contar com um projeto específico, de acordo com as necessidades da linha de produção, ou seja, customizado para atender as exigências dos seus produtos.

Esteiras transportadoras: servem para transportar materiais e produtos com mais agilidade e de forma prática. Com isso, há ganho em produtividade, redução de tempo e custos com mão de obra para a empresa. Podem ser movidas por motor, gravidade, roletes, mantas, etc. Se você precisa de um sistema transportador que seja econômico, eficiente e que atenda às necessidades específicas da sua indústria, podemos ajudar.

Sistema Supervisório: conhecido como Sistema SCADA, trata-se de um software com o objetivo de promover o contato do usuário com as várias áreas da fábrica – equipamentos, linha de produção, processo de fabricação e etc – permitindo que sejam monitoradas e rastreadas informações de um processo produtivo ou instalação física. Isso permite a coleta de dados em ambientes complexos, eventualmente dispersos geograficamente, e a respectiva apresentação de modo amigável para o operador, com recursos gráficos elaborados (interfaces homem-máquina) e conteúdo multimídia.

Proteção e enclausuramento de máquinas e equipamentos: servem para eliminar ou neutralizar os perigos existentes no ambiente de trabalho, compondo uma barreira mecânica ou eletroeletrônica que impeça o trabalhador de ficar exposto aos riscos, mesmo que ele não siga as orientações de segurança.

Bancadas e postos de trabalho: projetar uma bancada ou posto de trabalho que garanta aos colaboradores segurança, eficiência e correta ergonomia durante o desempenho de sua atividade é fundamental. A Siembra trabalha com opções sob medida, que auxiliam no desenvolvimento do trabalho industrial, prezando sempre o bem-estar e saúde do colaborador.

Plataformas industriais: fabricadas em estrutura metálica, como o alumínio, as plataformas industriais podem compor passarelas, mezaninos, bases para equipamentos e escadas industriais. Suas funções são aproveitar melhor as instalações industriais, tornando o espaço mais otimizado para a produção, e aumentar a segurança das equipes.

Se você quer conhecer ainda mais sobre a automação industrial no Brasil, veja este conteúdo onde falamos sobre o cenário da automação industrial no Brasil!

compartilhe:

Outras notícias

R. Graciosa Trevisan Saltori, 155 Bairro Nova Vinhedo - Vinhedo/SP
19 3826.2599
19 3836.5252
© 2021 - Todos direitos reservados - Siembra Automação. Política de Privacidade