Entenda a importância das grades de proteção industrial

Muitas pessoas não compreendem a real importância das grades de proteção industrial para assegurar as operações e garantir mais segurança patrimonial.  

Pensando nisso, hoje vamos explicar por que esse investimento é importante e quais são as principais aplicações do equipamento. Boa leitura!

Por que investir em grades de proteção industrial?

As grades de proteção industrial têm o papel de oferecer proteção aos usuários e ao patrimônio, aprimorando o empenho da indústria na prevenção de acidentes e riscos em geral.

Em indústrias, o uso de proteções é regido pela NR12 e tem como objetivo impedir o acesso a áreas de risco de máquinas.

Essa Norma Regulamentadora de Segurança do Trabalho em Máquina e Equipamentos determina os padrões de qualidade e segurança nas rotinas industriais. Em outras palavras, trata-se de aplicação de regras de segurança para preservar a integridade física dos colaboradores.

Além da segurança interna, as grades de proteção industrial também são eficientes para cercar áreas externas e internas de qualquer tipo de ambiente. Aliás, além de garantir segurança também são usadas para demarcar um espaço específico.

Com o fechamento da área, é possível garantir maior segurança patrimonial, independentemente da área ou perímetro onde for instalada.

Contudo, é fundamental contar com uma empresa especialista na construção e manutenção de equipamentos. Assim, é possível garantir que as grades são de qualidade, resistência e durabilidade, e que a instalação será feita de forma eficiente e com toda a segurança.

Quais são as aplicações das grades de segurança?

As grades de proteção industrial ou grades modulares podem ser aplicadas no atendimento de diferentes demandas. Por exemplo, para cercar as células de montagem, células robotizadas, linhas de montagem de forma geral e todo o perímetro de uma indústria.

Aliás, elas podem ser projetadas para alturas e larguras variadas e em inúmeras configurações. Dessa forma, é possível atender diversos projetos, ambientes e necessidades.

As grades de proteção industrial da Siembra são produzidas com perfil de alumínio e tela de aço, o que oferece segurança, modelagem moderna e estética agradável.

O equipamento também conta com revestimento de superfície do material que garante resistência contra intempéries, choques mecânicos e corrosão. Por esse motivo, pode ser instalado mesmo em espaços com atmosfera agressiva.

Nesse contexto, as grades de proteção industrial proporcionam:

- Isolamento de áreas, como terrenos particulares, áreas ambientais, áreas de risco, coberturas industriais e comerciais, entre outras.

- Proteção de equipamentos e máquinas industriais.

- Maior segurança para colaboradores no ambiente de trabalho.

- Separação de setores industriais para maior organização e segurança, atendendo às regulamentações da NR12.

- Proteção patrimonial no entorno de todo o perímetro de áreas particulares.

Durante a instalação, as características e benefícios das grades de segurança industrial se tornam mais perceptíveis. Afinal, a aplicação torna o ambiente mais seguro, esteticamente agradável e de fácil manutenção.

Qual é o melhor material?

Para garantir os benefícios oferecidos pelas grades de proteção industrial é preciso ter atenção à matéria-prima desse investimento.

O mais indicado é a instalação de grades feitas em estruturas metálicas. Isso porque o material é mais resistente e garante maior segurança ao ambiente de trabalho.

Embora exija um investimento maior, as grandes de alumínio e tela em aço oferecem maior durabilidade à corrosão e segurança ao ambiente, podendo ser aplicada em locais com intempéries.

Além disso, são montadas obedecendo a uma padronização que facilita a montagem e manutenção futura.

Conte com as soluções Siembra e garanta mais segurança e produtividade

A segurança é um investimento que, além de prevenir acidentes, oferece muito retorno à indústria, já que garante maior produtividade, qualidade no trabalho e proteção ao patrimônio.

Por isso, é fundamental incluir as grades de proteção industrial no planejamento do seu negócio. Para isso, você pode contar com a Siembra!

Somos uma empresa de automação industrial com mais de 35 anos de mercado. Com profissionais altamente especializados e aptos, estamos à disposição para apresentar as melhores soluções às suas necessidades.

Entre em contato conosco e solicite um orçamento. Para saber mais sobre nossos serviços, acesse o nosso site e conheça nossos projetos e campos de atuação.

compartilhe:

Outras notícias

R. Graciosa Trevisan Saltori, 155 Bairro Nova Vinhedo - Vinhedo/SP
19 3826.2599
19 3836.5252
© 2021 - Todos direitos reservados - Siembra Automação. Política de Privacidade