Expectativas da indústria 4.0 diante do cenário de guerra atual: o que podemos esperar?

Quando a pandemia de Covid-19 começou a indicar uma possível melhora, a sociedade e a indústria têm outro desafio: uma guerra. Nesse cenário, muitas dúvidas surgem a respeito das expectativas da Indústria 4.0.

O conflito entre Rússia e Ucrânia, deflagrado no fim de fevereiro, trouxe muitas preocupações para diversos setores industriais. Dentre eles, o risco de interromper a exportação de matérias-primas e romper cadeias de abastecimentos.

Portanto, é importante entender as expectativas da indústria 4.0 nesse novo cenário. Boa leitura!

O que é a Indústria 4.0?

A Indústria 4.0 tem provocado uma transformação profunda nas fábricas, impactando todo o setor produtivo, custos e customização da produção. A principal ferramenta utilizada é a digitalização de máquinas e processos industriais.

Essa realidade já está presente em diversos países, principalmente nos desenvolvidos, que investem fortemente em inovações tecnológicas.

O grande objetivo é aumentar a produtividade, melhorar o desempenho e a eficiência, reduzir desperdícios, diminuir riscos e falhas e agilizar as tomadas de decisão.

Para isso, ferramentas como Inteligência Artificial, robótica, Big Data, IoT, sistemas virtuais, blockchain e nanotecnologia estão sendo testadas e utilizadas.

Com ajuda dessas tecnologias, a detecção de falhas e a diminuição de riscos é um diferencial. Isso porque é feito o acompanhamento em tempo real de cada fase da produção. Dessa forma, é possível rastrear qualquer falha que possa ocorrer e monitorar o processo de forma remota.

Entretanto, em um cenário de conflitos, as lideranças precisam orquestrar uma rede de ações, que tornem o processo de transformação mais sistemático e rápidos.

3 possíveis consequências da guerra no setor industrial

Antes de tudo, é importante ressaltar que ainda é cedo para determinar qualquer impacto. Entretanto, algumas projeções já mostram quais são as principais preocupações no setor industrial no Brasil.

Valorização das commodities

A região da Rússia e Ucrânia concentra grande oferta de itens ligados ao setor industrial, como aço, alumínio, petróleo e gás natural. Com o conflito, a oferta desses itens pode cair, causando uma escalada dos preços e dos custos para as indústrias.

Riscos na logística

Assim como vimos acontecer durante a pandemia, a logística global pode sofrer mudanças e rupturas repentinas nesse cenário de guerra.

Como a indústria depende da importação de componentes e produtos, o cenário pode trazer novos riscos para o mercado, impactando nas rotas marítimas e aéreas.

Escassez de semicondutores

A Rússia e a Ucrânia são as principais fontes de gases químicos e neon, que são vitais para a produção de semicondutores. Logo, fabricantes de chips poderão estar entre os mais afetados nesse cenário.

Quais são as expectativas da indústria 4.0 para 2022?

Mesmo com as instabilidades da indústria no período de guerra, as tecnologias da Indústria 4.0 estão cada vez mais em alta. Aliás, são cada vez mais necessárias para tornar o setor mais competitivo, eficiente e seguro.

Separamos algumas expectativas da Indústria 4.0 para 2022. Confira!

Impacto no meio ambiente

Grandes empresas estão cada vez mais comprometidas em buscar soluções sustentáveis. Nesse contexto, o impacto socioambiental positivo se tornou um contexto para o desenvolvimento de inovações ecológicas relevantes para o meio ambiente.

Portanto, podemos esperar o surgimento de soluções para geração de energia limpa mais acessíveis, amadurecimento do mercado de créditos de carbono e soluções para processos e resíduos industriais.

Blockchain e Web 3.0

A Web 3.0 é um conceito que prevê uma internet mais segura, descentralizada, aberta e confiável. Aqui tudo está em discussão e pode ser repensado, buscando formas de todos participarem do negócio.

Para 2022, podemos esperar uma nova onda de startups que exploram novos mercados, como o metaverso e negócios de cripto. Com isso, podem surgir novas regulamentações buscando segurança e responsabilização de usuários, além de tecnologias e oportunidades para o varejo.

Biotecnologia e Inteligência Artificial

O rápido desenvolvimento da vacina de Covid-19 com nova tecnologia de RNA mensageiro abre caminho para replicar o uso em outras doenças. Logo, é um bom exemplo de como a biotecnologia está em um momento promissor. 

Já a inteligência artificial tem entrado em nossas vidas por meio dos gadgets, como a Alexa, por exemplo. Aqui, a discussão ética tem sido um elemento fundamental para viabilizar novos negócios.

Como visto, as expectativas da Indústria 4.0 é encontrar soluções que facilitem a tomada de decisões das empresas. Dessa forma, é possível minimizar erros e se preparar para momentos de instabilidade e mudanças repentinas.

Quer saber mais sobre as tecnologias da Indústria 4.0? Acesse nosso conteúdo!

compartilhe:

Outras notícias

R. Graciosa Trevisan Saltori, 155 Bairro Nova Vinhedo - Vinhedo/SP
19 3826.2599
19 3836.5252
© 2021 - Todos direitos reservados - Siembra Automação. Política de Privacidade