Hoje em dia, as indústrias já são impactadas pela Manufatura Inteligente, ou Manufatura Avançada. Mas, afinal, o que significa esse termo?
Resumidamente, estamos falando da aplicação da Indústria 4.0 e uso de tecnologias para otimizar o processo produtivo. A seguir, vamos explicar com mais detalhes o que é e quais são as principais ferramentas para redução de riscos e acidentes.
A manufatura inteligente diz respeito à combinação da inteligência das pessoas, das máquinas e dos processos a fim de melhorar os resultados. Nesse cenário é dada uma ênfase à coleta de dados para aprimorar a produção como um todo e, também, a gestão da indústria.
Para isso, há uma integração total da maioria dos sistemas digitais do negócio, a fim de otimizar os recursos e custos, garantir mais agilidade na produção e melhorar a segurança, garantindo a redução de riscos e acidentes.
Para alcançar esses objetivos, as máquinas são autônomas e se comunicam entre os setores da indústria, por meio de sistemas inteligentes de fabricação. Isso significa que eles trazem o diálogo entre o ERP, os robôs de manufatura, os softwares de segurança, entre outros.
Assim, é possível receber as informações de todos os equipamentos e funcionários em tempo real, acompanhamento cada etapa da fabricação. Outra característica é a capacidade de antecipar erros, acidentes, irregularidades e defeitos.
Com isso, é possível introduzir e monitorar de forma eficiente várias métricas e indicadores de performance, produtividade, eficiência e desempenho.
Como citamos anteriormente, a manufatura inteligente está relacionada à Indústria 4.0, um termo que descreve a revolução que a transformação digital tem feito nas manufaturas.
Desse modo, busca informatizar e automatizar diversos processos, assim como aproveitar cada dado para obter informações úteis para os resultados.
Para isso, encontramos várias ferramentas para automatizar a produção e para redução de riscos. A seguir, veja algumas delas:
Internet das Coisas (IoT)
Utilizando a conectividade da internet, você pode aumentar o nível de integração e armazenamento de dados. Ao escolher um ERP, por exemplo, você amplia o acesso em nuvem aos recursos de computação do seu negócio.
Com isso, as plataformas de integração empresarial permitem um melhor monitoramento da linha de montagem, podendo rastrear métricas e indicadores do fluxo de trabalho e do histórico das máquinas.
Dessa forma, é possível prever erros e fazer ajustes sem prejudicar toda o processo produtivo.
Robótica inteligente
O uso da robótica diz respeito a equipamentos que possuem sistemas de comunicação integrados para dar autonomia e flexibilidade nas atividades da indústria.
Diferentemente dos robôs tradicionais, as versões inteligentes operam de forma autônoma. Com isso, conseguem se comunicar diretamente com os sistemas de gestão e trabalhar de forma integrada com humanos em linhas de montagem.
Além do processo produtivo, a automação robótica está presente no estoque, distribuição, compras, financeiro e até recursos humanos. Sendo assim, permite maior controle de todas as etapas do processo, prevenindo riscos e possíveis acidentes.
Big Data
O Big Data se refere a um conjunto de práticas e tecnologias que analisam os dados para buscar padrões e informações úteis para a tomada de decisão.
Nesse contexto, a manufatura inteligente introduz processos de análise de dados para otimizar processos produtivos e o gerenciamento da cadeia de suprimentos.
Inteligência artificial
A inteligência artificial permite compilar várias tecnologias que permitem criar sistemas com capacidade de decisão autônoma a partir dos dados coletados. Ou seja, as máquinas recebem informações, aprendem e desenvolvem suas atividades de forma independente.
Além de acelerar o processo, o uso de IA é capaz de otimizar a linha de produção e reduzir riscos.
Como visto, a manufatura inteligente busca encontrar soluções para facilitar a tomada de decisão e otimizar os processos. Dessa forma, é possível minimizar erros e se preparar para momentos de instabilidade e mudanças repentinas.
Quer saber mais sobre as tecnologias da Indústria 4.0 e manufatura inteligente? Acompanhe o nosso blog!