Acompanhe nossas
Notícias

NR-26: entenda tudo sobre essa norma

NR-26: entenda tudo sobre essa norma

Já abordamos aqui a importância da comunicação visual, seja para garantir a eficiência ou segurança da equipe. Agora, vamos compartilhar com você informações importantes sobre a sinalização de segurança a partir do uso de cores nos ambientes industriais.

A  Norma Regulamentadora 26 (NR-26) coloca que "devem ser adotadas cores para segurança em estabelecimentos ou locais de trabalho, a fim de indicar e advertir acerca dos riscos existentes". A segurança da equipe deve ser prioridade para a sua empresa em qualquer indústria e, por isso, entender o que as NRs estabelecem é fundamental.

Confira os principais pontos a seguir!

 

Pontos de atenção da NR-26

O uso de cores no ambiente industrial não é estético. Trata-se de um recurso a ser utilizado em qualquer atividade industrial para chamar atenção dos trabalhadores, prevenir acidentes e, com isso, garantir a saúde ocupacional.

Assim, a NR-26 estabelece que as cores servem para advertir contra riscos existentes no ambiente industrial, identificar equipamentos de segurança, delimitar áreas e identificar tubulações empregadas para a condução de líquidos e gases.

A NR-26 também orienta que o uso de cores nas áreas de trabalho deve ser o mais reduzido possível, a fim de não distrair ou fatigar o trabalhador, além de enfatizar que este recurso não dispensa o uso de outras formas de alerta para a prevenção dos acidentes.

No entanto, as cores que devem ser usadas para cada situação não estão citadas nesta norma regulamentadora, que coloca apenas que elas seguirão o "disposto em normas técnicas oficiais". Sendo assim, as empresas devem adotar as normativas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

 

O que diz a ABNT sobre o uso de cores para a segurança do trabalho?

Para seguir as orientações da NR-26, as indústrias devem se basear na NBR 7195, emitida pela ABNT, que prevê as cores a serem adotadas em cada situação:

-Vermelho: identifica equipamentos de proteção e combate a incêndio, parada obrigatória e de proibição e botões interruptores para paradas de emergência.

-Laranja: indica “perigo” em partes móveis de máquinas e equipamentos, proteções de caixas de dispositivos elétricos, entre outros.

-Amarelo: indica “atenção" e "cuidado”. Pode ser usada em corrimões, parapeitos, pisos, faixas no piso de entrada de elevadores e plataformas de carga, diferenças de nível do piso, faixas de circulação, equipamentos de transporte e movimentação, vigas, postes, colunas e etc.

-Verde: indica “segurança”. Usada em chuveiros de emergência e lava-olhos, na identificação de locais e caixas de primeiros socorros, caixas contendo equipamentos de proteção individual.

-Azul: indica "ação obrigatória", como uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual) e impedir a energização de equipamentos.

-Púrpura: indica "perigo de radiação". Usada em portas, locais onde se manipulam ou armazenam materiais radioativos, enterram materiais radioativos e equipamentos contaminados por materiais radioativos.

-Branco: empregada para demarcar passarelas, corredores, setas e áreas em torno dos equipamentos de socorro e coletores de resíduos de serviços de saúde.

-Preto: identifica os coletores de resíduos, com exceção dos utilizados nos serviços de saúde.

Ainda não leu o nosso post sobre gestão visual nas empresas? Clique aqui e confira!

compartilhe:
Acompanhe nossas mídias sociais
© SIEMBRA AUTOMAÇÃO 2017 - Todos os direitos reservados