Entenda os princípios gerais da NR-12 e comece o ano com mais segurança

A NR-12 é uma Norma Regulamentadora estabelecida pela Portaria 3214 em 1978, revisada pela primeira vez em 1983.  Em 2010, a norma foi completamente alterada para acrescentar medidas de proteção que começam na concepção do equipamento.

Hoje em dia, os princípios gerais da NR-12 seguem diretrizes modernas e alinhadas à globalização, a fim de proteger todos os envolvidos no processo de fabricação, compra e operação de máquinas.

 

Entenda a NR-12 no contexto da automação industrial

O objetivo principal da NR-12 é assegurar a proteção de máquinas, equipamentos e áreas operacionais com tráfego de pessoas. A norma também regula as questões técnicas relacionadas a dispositivos dinâmicos de acionamento e desligamento.

A norma contempla todas as medidas para garantir que os ambientes industriais sejam salubres e capazes de prevenir doenças laborais e prevenir acidentes. Isso se aplica na adoção de medidas de proteção coletiva, na organização do trabalho e na proteção individual.

Hoje, a norma também estimula a adesão de tecnologias mais avançadas para o monitoramento. Na prática, funcionam como sistemas automatizados de sensores e redes de comunicação industrial, que aumentam a segurança das equipes e mantém a produtividade.

Como visto, a NR-12 é rica em detalhes para garantir a proteção no ambiente de trabalho no setor industrial. Mas, de modo geral, podemos considerar como princípios gerais da NR-12:

- Instalação e layout de máquinas e equipamentos usados por colaboradores durante a execução das tarefas, com demarcações e facilidades para garantir o acesso seguro durante a operação.

- Acionamento e desligamento automáticos de maquinário e proteção de correntes de energia.

- Treinamento de colaboradores e usuários envolvidos.

- Inspeção e manutenção regulares, a fim de identificar e corrigir possíveis falhas.

- Estrutura física do espaço produtivo, que deve ter piso antiderrapante, nivelamento e ser livre de resíduos que causem quedas ou escorregões.

- Sinalização e identificação das máquinas e equipamentos de forma clara e visível, para facilitar o uso correto e garantir mais segurança.

- Proibição de alterações em máquinas e equipamentos sem autorização do fabricante ou profissional habilitado.

Por fim, é responsabilidade da empresa prezar pela segurança e saúde de seus colaboradores, garantindo o cumprimento da NR-12 em todas as etapas do processo de trabalho.

 

Como fazer a implementação da NR-12

Para fazer a aplicação dos princípios gerais da NR-12 é fundamental avaliar todos os processos de trabalho dentro da indústria. A seguir, listamos alguns passos fundamentais:

 

Levante os dados e faça um diagnóstico

O primeiro passo é a apreciação de riscos, um documento obrigatório elaborado por um profissional habilitado em áreas da NR, como elétrica, mecânica, automação e segurança do trabalho.

Embora muitas empresas optem por começar o processo sem esse documento, isso não é correto. Afinal, além de obrigatório, o relatório identifica todos os riscos de uma máquina ou equipamento.

Após fazer uma análise de todos os processos de produção, as medidas e métodos serão descritos nesse relatório.

Com isso, é possível traçar estratégias para evitar que possíveis danos apontados prejudiquem a saúde e segurança dos trabalhadores. Vale ressaltar que a avaliação deve ser feita com a máquina parada e em movimento.

 

Faça um planejamento

Com os dados e informações em mãos, é hora de elaborar um plano de ação eficiente e viável para a indústria. É importante considerar todos os recursos necessários e um prazo de entrega para não comprometer o andamento da produção.

Nesse plano, considere todos os setores da empresa para compreender quais requisitos da NR-12 devem ser aplicados. Além disso, é importante considerar uma parada adequada de máquina para a instalação da adequação, um passo que muitos planejadores esquecem.

 

Coloque em prática

Por fim, é preciso colocar o planejamento em prática. Essa etapa exige adaptações internas e externas, que devem ser respeitadas para garantir a segurança de máquinas e dos colaboradores envolvidos em cada processo.

Além da viabilidade econômica, também vale a pena considerar os cuidados ambientais, a fim de minimizar danos e enraizar esses cuidados na filosofia da empresa.

Os custos para a adequação e implantação da NR-12 são relativos. Por isso, devem ser interpretados como um investimento para evitar problemas e acidentes futuros. Vale ressaltar que um cronograma e a apreciação de riscos são fundamentais no controle de custos, já que permitem a priorização.

O serviço pode ser terceirizado para outras empresas e profissionais habilitados para fazer a avaliação de risco e adaptações de máquinas e equipamentos.

 

Conte com a Siembra para manter a segurança de máquinas e equipamentos

A segurança de máquinas e dos colaboradores deve ser prioridade na indústria, a fim de evitar acidentes e falhas no processo produtivo. Por isso, é fundamental fazer a adequação da NR-12.

Para isso, conte com Siembra! Nossa expertise no setor permite atender diversas necessidades industriais, a fim de garantir maior produtividade, eficiência e segurança. Fale conosco e conheça nossas soluções!

compartilhe:

Outras notícias

R. Graciosa Trevisan Saltori, 155 Bairro Nova Vinhedo - Vinhedo/SP
19 3826.2599
19 3836.5252
© 2021 - Todos direitos reservados - Siembra Automação. Política de Privacidade