Gestão visual para indústria: por que vale a pena investir?

No dia a dia das empresas, o processo de tomada de decisão deve ser rápido e eficiente. Por isso, é importante contar com ferramentas que facilitem a comunicação, como é o caso da gestão visual.

Com o uso dessa solução é possível centralizar a grande disponibilidade de informações e facilitar a organização dos setores. Consequentemente, o fluxo de operações produtivas é preservado, garantindo um bom gerenciamento da rotina e engajamento das equipes.

A seguir, vamos explicar como investir em gestão visual. Boa leitura!

Por que investir em gestão visual de projetos?

De acordo com pesquisadores, cerca de 80% das informações que recebemos chega por meio da visão. Por esse motivo, quando organizamos as informações de forma visual elas se tornam mais fáceis de serem compreendidas.

Então, é provável que a sua equipe absorva melhor as informações através da visão. Para isso, você pode apostar em displays, painéis luminosos, monitores, softwares de produção, quadros informativos, quadro de chaves, entre outras opções.

Além disso, ao tornar o projeto mais visual, é possível perceber com mais facilidade os riscos e falhas nos processos. Com isso, o gestor poderá reagir com rapidez e precisão, minimizando os erros.

Logo, podemos dizer que uma das grandes vantagens da gestão visual é deixar os problemas mais evidentes para uma rápida tomada de decisão.

A gestão visual de projetos também faz com que a equipe trabalhe com mais autonomia, sem depender de um gestor atuante para delegar as atividades do dia a dia. Afinal, todos compartilham a mesma visão do ambiente que a equipe está inserida.

Um exemplo bastante simples de entender como a gestão visual funciona é pensando na sinalização de trânsito. Ao visualizar uma placa, você rapidamente interpreta o seu significado e realiza uma condução mais segura.

O mesmo acontecerá em sua empresa, já que o colaborador poderá visualizar as próximas etapas do processo e iniciar o trabalho. Sendo assim, também podemos dizer que a gestão visual agiliza o processo de produção, já que cada etapa é entendida de forma rápida e dinâmica.

Como utilizar a gestão visual no dia a dia?

Como já falamos anteriormente, a gestão visual permite enxergar erros e problemas no processo com mais facilidade. Assim, é possível otimizar as demandas com mais clareza, dando mais autonomia às equipes.

Para exemplificar essas questões, veja algumas situações do dia a dia que podem ser melhoradas com a gestão visual.

- Motivação na cooperação entre as equipes, já que todos os colaboradores poderão visualizar o resultado do processo como um todo.

- Diminuição das falhas relacionadas à comunicação, já que as informações serão atualizadas de forma mais dinâmica e sem ruídos.

- Facilidade na hora de priorizar tarefas e reorganizar a rotina.

- Maior controle do andamento de cada processo.

Para usar a gestão visual de forma diferenciada é importante evidenciar os problemas. Quanto mais claro eles estiverem, melhor será para todos.

Sendo assim, use ferramentas de gestão para atualizar as informações e os resultados entregues com frequência. Assim, você garante que as ações não serão influenciadas por dados desatualizados.

Além disso, defina quais são as informações que devem ser acompanhadas e gerenciadas visualmente. Cada operação possui suas particularidades, então forneça o necessário para que as equipes trabalhem com clareza e organização.

Lembre-se que pequenos desvios em processos podem gerar grandes consequências. Portanto, a gestão visual para indústria deve ser bem aplicada para garantir o cumprimento dos padrões de trabalho estabelecidos.

Conheça as soluções Siembra para gestão visual

A Siembra atua na fabricação de soluções e equipamentos para indústrias. No segmento de gestão visual, a empresa oferece ferramentas que facilitam a comunicação interna.  

Dentre eles, displays, quadros informativos, quadro de metas, lousas magnéticas, entre outras opções. Acesse o site e conheça nossos projetos e campos de atuação.

compartilhe:

Outras notícias

R. Graciosa Trevisan Saltori, 155 Bairro Nova Vinhedo - Vinhedo/SP
19 3826.2599
19 3836.5252
© 2021 - Todos direitos reservados - Siembra Automação. Política de Privacidade