Acompanhe nossas
Notícias

Garanta a excelência no sistema de gestão de qualidade

Garanta a excelência no sistema de gestão de qualidade

Para ser competitiva, as indústrias precisam ter agilidade e acompanhar as mudanças do mercado em que atuam. Aliado a isso, é essencial garantir a excelência na gestão de qualidade de seus produtos e serviços. Este é um desafio muito atual: como aliar produtividade e qualidade com as novas tecnologias que surgem a cada dia ao nosso favor?

Um gestor de sucesso, com certeza, está atento a tudo o que existe de novo: recursos e ferramentas que podem ser úteis para otimizar os processos industriais. Neste sentido, a automação industrial é um dos pilares essenciais para o sucesso. 

Quer saber como? Acompanhe a seguir!

 

Gestão de qualidade e automação industrial

A tecnologia funciona a nosso favor. Com a automação industrial, a integração de sistemas e dados é fundamental para o aprimoramento e o andamento das atividades, por meio da redução de tarefas repetitivas, da criação de processos mais inteligentes e da racionalização de procedimentos.     

Quando o assunto é automação industrial, um dos equipamentos de automação mais importantes para que seja possível qualquer aperfeiçoamento ou mudança no processo industrial é o CLP – Controlador Lógico Programável, também conhecido como PLC – Programmable Logic Controller. Trata-se de um computador mais que especial, responsável por automatizar máquinas e processos industriais.

Outros itens também são bem importantes para resolver os problemas nas linhas de produção industriais: máquinas de montagem, dispositivos de testes, esteiras transportadoras, sistema supervisório, entre outros. Tudo isso, atuando de forma integrada traz benefícios diretos para a gestão da qualidade:

- Reduz custos e tempo;

- Evita desperdícios;

- Facilita a logística;

- Reforça a segurança das equipes;

- Aumenta a produtividade;

- Garante o aumento de lucros.  

Assim, a gestão da qualidade está diretamente correlacionada à automação industrial, pois visa melhorias dos processos industriais para a melhor entrega do produto ou serviço ao cliente.

 

Indústria 4.0 e Revolução Industrial

Alguns especialistas acreditam que em pouco tempo, as máquinas conectadas à internet substituirão cerca de 35% do trabalho humano, especialmente na gestão da qualidade na cadeia produtiva industrial. Esta é uma das tendências trazidas pela 4ª Revolução Industrial, ou Indústria 4.0, que busca melhores controles, coletas, processamento, produtividade e disponibilidade de informações operacionais e de supervisão para as indústrias.

Como isso acontecerá na prática, ainda não se sabe ao certo. O que se pode afirmar é que robôs serão capazes de realizar análises com alta precisão e menor margem de erros, trazendo benefícios diretos para o alcance da excelência na gestão da qualidade.

Um exemplo são as programações específicas, dispositivos com sensores IoT e Inteligência Artificial (IA), que poderão realizar a comparação entre peças de uma linha de produção, apontando e retirando da montagem aquelas que apresentam algum tipo de falha.

Desta forma, a automação industrial  e as novas tecnologias da indústria 4.0 trabalham para eliminar (ou pelo menos reduzir, em um primeiro momento) as falhas humanas que são comuns em trabalhos repetitivos contínuos, devido à falta de concentração e cansaço do colaborador.

Assim, a qualidade deve ser uma preocupação constante em qualquer indústria. Com a redução de variabilidade das peças produzidas e, consequentemente, maior precisão na produção, ganha-se com a redução de recalls, descartes, produtividade e com a melhoria do produto final na percepção do cliente.

 

Quer mais qualidade do que isso?

 

Conheça mais sobre o que a Siembra pode fazer pela sua indústria clicando aqui!
 

compartilhe:
Acompanhe nossas mídias sociais
© SIEMBRA AUTOMAÇÃO 2017 - Todos os direitos reservados