Soluções pick-to-light: mais eficiência e produtividade para sua empresa

Com o aumento das demandas e da exigência tanto das empresas quanto dos clientes, as soluções de automação industrial vêm ganhando ainda mais espaço no mercado. Implementar melhorias nos processos industriais significa ganhar mais efetividade, otimizar o tempo e, consequentemente, realizar uma entrega mais eficiente.

Uma dessas soluções que estão cada vez mais sendo utilizadas é o PLT ou pick-to-light. Ele foi desenvolvido para eliminar erros na hora da separação dos pedidos, substituindo as notas de entrega por uma ferramenta precisa e totalmente segura.

 

O que é o pick-to-light?

Com essa solução, os trabalhadores que fazem a montagem das caixas de pedidos não precisam mais de uma nota de entrega com a lista de produtos de papel ou digital em mãos. Esse sistema necessita que os produtos sejam separados em caixas de armazenagem ao longo de uma estante. Em frente às caixas, estão os displays com botão de confirmação e luzes para guiar o processo.

Quando o colaborador recebe o primeiro pedido, o sistema de gestão da empresa (sistema WMS), já mapeia através das luzes presentes na estante quais são os produtos que devem ser colocados na caixa de envio e qual a quantidade de cada um. Então, o colaborador deve pegar o produto na quantidade indicada e apertar confirmar no botão até que seja finalizada a operação do pedido em questão.

Existem soluções de pick-to-light que permitem até mesmo a montagem de dois pedidos ao mesmo tempo, aumentando ainda mais a agilidade.

 

Quais as vantagens do pick-to-light?

As duas principais vantagens das soluções pick-to-light são a diminuição de erros na hora da montagem das caixas de pedido e a agilidade dos processos, aumentando a produtividade dos trabalhadores.

Imagine que ao eliminar o checklist manual e implementar uma solução integrada ao sistema de gestão da empresa, os funcionários responsáveis pelo trabalho terão mais precisão na montagem dos pedidos, já que as luzes direcionam quais são os produtos que devem ser colocados na caixa e a quantidade correta.

A agilidade é tão maior que pode aumentar o número de pedidos feitos por dia e reduzir o tempo gasto proporcionalmente. E o melhor de tudo, a entrega para o cliente é precisa, sem erros de quantidade ou produto errado.

Segundo dados, o pick-to-light pode aumentar a produtividade de 30 a 50% e a precisão em até 99,9%.

Lembrando que essa solução pode ser utilizada tanto para o varejo, e-commerce de produtos de beleza, automotivos, eletrônicos e outros segmentos quanto para a indústria em processos de separação de matérias-primas.

 

A Siembra

Somos uma empresa de automação industrial há mais de 35 anos no mercado. Nosso departamento de Engenharia e Projeto é formado por profissionais altamente especializados e aptos a apresentar as melhores soluções às suas necessidades. Criamos postos de trabalho, máquinas especiais, enclausuramento e fechamento de áreas de segurança, esteiras, abastecedores de produção e diversos outros equipamentos.

Quer saber mais? Entre em contato com nossa equipe. Estamos prontos para lhe atender. Aproveite e confira outro conteúdo em nosso blog sobre automação industrial para melhoria contínua e redução de riscos.

compartilhe:

Outras notícias

R. Graciosa Trevisan Saltori, 155 Bairro Nova Vinhedo - Vinhedo/SP
19 3826.2599
19 3836.5252
© 2021 - Todos direitos reservados - Siembra Automação. Política de Privacidade