Covid-19 expõe janela de oportunidades para trabalho remoto e IoT

A pandemia do COVID-19 nos mostrou a importância de estarmos preparados para adversidades e para diferentes modalidades de trabalho. Empresas que já possuíam uma estrutura preparada para o home office tiveram a oportunidade de sentir um impacto mais ameno. Contudo, funções administrativas são mais fáceis de serem adaptadas para o trabalho à distância. E as funções operacionais? Felizmente, as ferramentas utilizadas para a engenharia da Indústria 4.0 e a Internet da Coisas (IoT) podem tornar possível o home office operacional, que pode diminuir a necessidade do trabalho em campo.

Com disciplina e estrutura, as vantagens podem ser inúmeras, tanto para o empregador quanto para o colaborador. Confira na tabela a seguir como essa nova realidade pode trazer elementos positivos:

Veja a seguir as soluções e ferramentas disponíveis para tornar possível o home office operacional:

Internet das Coisas (IoT) – Um dispositivo com tecnologia IoT funciona a partir da comunicação com outros sistemas por meio de uma conexão sem fio (wireless). Trocando em miúdos, o dispositivo IoT transmite e recebe dados conectando-se com uma plataforma digital. Um aparelho que mede a temperatura de uma máquina, por meio da tecnologia da IoT, pode enviar via internet os dados de temperatura para outro dispositivo operado a distância.

Programação de SupervisóriosSistemas supervisórios são aplicações (programas) que permitem, remotamente, promover a interação de um supervisor com máquinas, equipamentos, linhas de produção e processos industriais e de transformação. Nesses sistemas é possível configurar e monitorar telas, alarmes, relatórios e análises de histórico, capazes de garantir produtividade, economia e segurança para todos os processos.

CLP de operação remota – O mercado já oferece e vem discutindo há algum tempo as soluções mais seguras de conexão para garantir a operação remota de equipamentos e sistemas, por meio dos CLPs. Ainda há muitos desafios em termos de fechar conexões que não permitam invasões e sejam estáveis, para que o processo de controle remoto aconteça com fluidez e sem grandes contratempos.

Lembre-se de proteger os seus dados

Qualquer operação online deve ser sempre cautelosa no que se refere à segurança dos dados envolvidos. Todo cuidado é sempre bem vindo, especialmente no que se refere a dados industriais, que podem envolver segredos e questões de propriedade intelectual. Com isso, algumas dicas iniciais de proteção são sempre bem vindas: implante um firewall de "três pernas"; tenha um sistema permanente de Prevenção de Invasão (IPS); gerencie sempre com cautela as redes locais virtuais (VLANs); crie os critérios para identificação, permissões e recusas nas listas de controle de acesso (dACLs) que podem ser baixadas, garantindo a preservação e a segurança da sua arquitetura de rede.

Saiba mais sobre as vantagens da automação industrial clicando aqui.

 

compartilhe:

Outras notícias

R. Graciosa Trevisan Saltori, 155 Bairro Nova Vinhedo - Vinhedo/SP
19 3826.2599
19 3836.5252
© 2021 - Todos direitos reservados - Siembra Automação. Política de Privacidade