Entenda a importância da metodologia 5S

Garantir a qualidade dos processos e a segurança dos colaboradores é essencial dentro de qualquer empresa e na indústria não seria diferente, pelo contrário, as ações devem ser ainda mais intensas para que se obtenha sucesso. As atitudes e costumes que fazem parte da cultura do negócio são importantes para que o ambiente seja planejado e os riscos cada vez menores.

Um dos programas que podem ser implantados para adquirir uma boa harmonia entre os funcionários e o equilíbrio na produtividade é a metodologia 5s. Provavelmente você já deve ter ouvido falar, mas você sabe realmente o que ela significa e qual é sua importância? Essa metodologia ajuda a evitar possíveis falhas relacionadas ao produto, serviço e tudo que envolve a rotina de trabalho, seja na organização, produção ou comportamento dos colaboradores.

Veja a seguir o que é a metodologia 5s e quais são seus benefícios!

 

Entenda o 5s

Essa metodologia foi criada pelos japoneses no final da Segunda Guerra Mundial, momento de fragilidade e incertezas. Para superar os obstáculos e reestabelecer as indústrias que estavam em crise, desenvolveram o 5s com base nos seguintes pilares: qualidade, produtividade e eliminação dos desperdícios. O sucesso foi tanto, que a metodologia passou a fazer parte não somente da indústria, mas também no cotidiano de diversas outras empresas, de segmentos e portes variados.

O método é dividido em cinco princípios que contribuem para a criação de uma cultura de disciplina, melhorando a produtividade e a performance dos colaboradores. Os 5s referem-se as seguintes palavras japonesas: Seiri, Selton, Seiso, Siketsu e Shitsuke. Veja a seguir o que representa cada uma delas!

 

1-     Seiri – Senso de Utilização: essa é a primeira fase da metodologia 5s, que tem como objetivo eliminar os insumos desnecessários dentro das empresas. Nas fábricas, por exemplo, tudo que não tiver utilidade deve ser retirado, como máquinas quebradas ou sem utilidade, matérias-primas que sobram dos processos de fabricação e outros.

Alguns dos benefícios do Senso de Utilização são: ganho de produtividade e tempo, diminuição de acidentes de trabalho, reparo de equipamentos que estão parados, maior aproveitamento do espaço e melhor controle dos estoques.

 

2-     Seiton – Senso de Organização: a segunda medida que deve ser tomada depois de eliminar os insumos desnecessários, é organizar a fábrica ou empresa para que todos os materiais de trabalho sejam colocados em seus devidos lugares e, assim, encontrados com mais facilidade.

Alguns benefícios do Senso de Organização são: redução de acidentes, ambiente organizado, facilidade de encontrar os equipamentos, economia de tempo, aumento da produtividade, motivação da equipe e mapeamento dos processos.

 

3-     Seiso – Senso de Limpeza: manter o local de trabalho limpo e organizado é essencial para que a realização dos processos seja feita com excelência. E o terceiro “s” fala exatamente sobre isso. Nessa fase é realizada uma intensa higienização de toda a fábrica com o objetivo de garantir a segurança e saúde dos colaboradores e, consequentemente, aumento da qualidade de vida. Tudo deve ser averiguado e limpo, como exemplo pisos escorregadios, mau cheiro, goteiras, equipamentos e até mesmo barulhos devem ser eliminados.

Alguns dos benefícios do Senso de Limpeza são: ambientes limpos, diminuição dos riscos e de doenças, maior durabilidade e conservação das ferramentas e aumento da conscientização dos colaboradores em relação aos cuidados que devem ter para manter o ambiente limpo e seguro.

 

4-     Seiketsu – Senso de Padronização: essa fase refere-se aos hábitos que foram inseridos nos sensos anteriores e que devem ser mantidos na rotina de trabalho, como um padrão dentro das indústrias e empresas.

Alguns dos benefícios do Senso de Padronização são: criação de um cronograma de manutenção, ambiente seguro e limpo, apenas com os elementos necessários, desenvolvimento de uma cultura de organização, aumento da produtividade e performance dos colaboradores e aumento da qualidade dos produtos.

 

5-     Shitsuke – Senso de Disciplina: a última palavra dos 5s significa integridade e tem como objetivo tornar cultural as ações praticadas nos sensos anteriores. Se os colaboradores tornarem essas ações um costume e as normas forem seguidas todos os dias, a metodologia 5s terá obtido sucesso. Para isso, também é necessário que todos os empregados se ajudem e tenham o compromisso de colocar os sensos em prática.

Alguns dos benefícios do Senso de Disciplina: redução de custos e dos acidentes de trabalho, aumento da produtividade, da qualidade dos produtos e do faturamento da empresa, maior durabilidade dos equipamentos.

Como visto anteriormente, adotar a metodologia 5s traz inúmeros benefícios às indústrias e empresas, como um todo. Com ela, é possível diminuir os desperdícios e aumentar a produtividade, além de melhorar o ambiente de trabalho e a qualidade de vida de todos os colaboradores.

É um método que pode ser implementado a fim de transformar a cultura da empresa para melhor e, consequentemente, colher bons frutos.

 

Veja também nosso conteúdo sobre como trabalhar percepção de risco para evitar acidentes!

compartilhe:

Outras notícias

R. Graciosa Trevisan Saltori, 155 Bairro Nova Vinhedo - Vinhedo/SP
19 3826.2599
19 3836.5252
© 2021 - Todos direitos reservados - Siembra Automação. Política de Privacidade