Esteira transportadora para indústria e para varejo: veja as principais diferenças

As esteiras transportadoras são muito importantes tanto para a indústria quanto para o varejo, já que conseguem transportar diversos tipos de materiais, desde os mais leves, como um batom, até os mais pesados, como peças da indústria automotiva.

Esse equipamento, assim como outras soluções industriais, ajuda a diminuir os gastos na contratação de mais funcionários encarregados de fazer a locomoção dos materiais, melhoram o desempenho da equipe e, sem dúvidas, aceleram o processo. Além disso, podem exercer funções que dificilmente poderiam ser feitas pelo ser humano, como retirar peças com resíduos químicos ou quentes de uma máquina a outra ou de um processo ao outro.

As esteiras também são conhecidas como transportadores, correias, cintas ou tapetes transportadores. Confira abaixo mais informações sobre essa solução!

 

Esteiras transportadoras na indústria

Na indústria, essa solução ajuda na locomoção das matérias primas, insumos, peças ou até mesmo produtos já finalizados e, além disso, ajuda no processo da montagem, inspeção e segregação de peças dos mais diversos setores da indústria.

Na produção de peças automotivas, por exemplo, pode ser usada para transportar os materiais de uma máquina para outra. E, por se tratar de materiais e peças não finalizados, podem apresentar ácidos, óleos, água e outras substâncias ao seu redor e, por isso, nesses casos, as esteiras precisam ser produzidas por materiais que não sejam afetados pela agressão das substâncias.

Vale lembrar que todas as esteiras são fabricadas para atender a necessidade de cada indústria, então, podem apresentar tamanho, resistência, material e formatos diferentes. Algumas podem até mesmo ter proteção e guarda corpo para a segurança dos colaboradores.

 

Esteiras transportadoras no varejo

No varejo, as funcionalidades das esteiras transportadoras são basicamente de logística e de rastreabilidade. Imagine em um grande e-commerce de produtos de beleza em que saem milhares de caixas recheadas de mercadorias todos os dias. Na hora da montagem dessas caixas, as esteiras são indispensáveis, já que economizam muito tempo de quem está organizando os pedidos e colocando os produtos dentro da caixa para envio.

Para ficar mais claro, a logística poderia funcionar da seguinte maneira: uma caixa com o pedido é colocada no início da esteira até chegar na seção dos produtos. Os funcionários de cada seção colocam os produtos do pedido dentro da caixa, até que ela chegue no outro departamento em que são fechadas e embaladas adequadamente. No final do processo, a caixa passa por um scanner que já consegue identificar para qual endereço o pedido vai. Nessa etapa é muito comum utilizar um dispositivo chamado sorter, que realiza a classificação dos produtos de acordo com o destino e direciona a caixa para a esteira correta, ou seja, para a esteira que é encarregada pelos pedidos da daquele destino.

Consegue imaginar como seria feito esse mecanismo sem a utilização das esteiras?

Outra solução muito utilizada nos grandes e-commerces é o PLT ou pick-to-light, ajudando no processo de separação dos produtos para envio. Não deixe de ler nosso conteúdo sobre esse equipamento.

 

Esteiras para o varejo X esteiras para a indústria

A principal diferença entre as esteiras para o varejo e para a indústria é a forma como elas são utilizadas e, consequentemente, os materiais que são usados para montar a solução.

Por um lado, no varejo, as esteiras ajudam principalmente na logística com o transporte de caixas e separação de produtos. Por outro lado, na indústria, elas não apresentam apenas a função logística, é uma solução que se encontra entre os processos industriais, levando peças de uma máquina para outra para serem processadas, por exemplo.

Além disso, apresentam tamanhos e funcionalidades diferentes, sempre de acordo com a necessidade da empresa. No setor industrial, por exemplo, precisam ser fabricadas de acordo com as variáveis presentes dentro da fábrica, como a temperatura do ambiente, a altura das máquinas, o produto que será transportado e outras características do local.

Outra diferença entre elas que é muito evidente é o tamanho das esteiras. Na logística, geralmente precisam ser muito longas, para percorrer a empresa e passar por todos os setores. Na indústria, possuem tamanho menor, já que ficam localizadas, na maioria das vezes, entre uma máquina e outra.

 

Tipos de esteiras transportadoras

As esteiras podem ser feitas de roletes ou mantas, serem retas ou com curvas, motorizadas ou não, com rodas para serem transportadas ou reposicionadas em novo local, quadro de comando, inversor de frequência, guarda corpo e muito mais.

As estruturas podem ser fabricadas em diversos materiais, como aço, perfil de alumínio, PVC, metal, entre outros e podem ser esteiras de roletes livres sem tração, de correia contínua, por gravidade e até mesmo por movimentação humana.

Os materiais e tipos de esteiras que serão utilizados dependem sempre da função que a esteira deverá exercer e, por isso, é necessário fazer o projeto adequado para cada empresa.

Quer saber mais sobre os tipos de esteiras? Acesse nosso conteúdo!

compartilhe:

Outras notícias

R. Graciosa Trevisan Saltori, 155 Bairro Nova Vinhedo - Vinhedo/SP
19 3826.2599
19 3836.5252
© 2021 - Todos direitos reservados - Siembra Automação. Política de Privacidade